BYD

Pequeno, económico e competitivo. Dolphin Surf veio agitar as águas no mercado dos elétricos low-cost.
O Dolphin Surf, um veículo elétrico de baixo custo da BYD, tornou-se o seu décimo modelo disponível na Europa da marca chinesa esta quarta-feira, avança a Reuters.
Em Portugal, o automóvel 100% elétrico é vendido abaixo de 21 mil euros, o que promete agitar do mercado deste tipo de veículos. De acordo com a agência noticiosa, existem atualmente 11 novos modelos com preços abaixo de 25.000 euros, incluindo a versão mais económica da Volkswagen ou os populares Renault R5, Fiat Grand Panda e Hyundai Inster.
“O segmento compacto é a próxima fronteira para a eletrificação na Europa”, afirmou em Berlim Maria Grazia Davino, diretora regional da BYD para os mercados que incluem a Alemanha. “Pensamos que este mercado tem um enorme potencial”.
A versão chinesa deste modelo, o Seagull, registaram um aumento global de 45% nas vendas. A BYD é atualmente a maior fabricante de veículos elétricos do mundo, e vai entrar em 12 novos mercados na Europa este ano: serão mais de 1000 locais de venda no total.
De acordo com o Razão Automóvel, as primeiras entregas do veículo estão previstas para junho, mas já é possível encomendar o Dolphin por um valor desde 20.865 euros.
O modelo conta com 3 versões: a mais simples é a Active, com 88 cavalos de potência e uma bateria de 30 kWh. A versão intermédia é a Boost, com os mesmos cavalos mas uma bateria mais autónoma (42,3 kWh), e está à venda a partir dos 24.990 euros. A versão mais otimizada é a Comfort, com uma potência superior (156 cavalos), e com a mesma bateria da versão inferior. Está à venda desde 27.990 euros.