Comer bolo ajuda a perder peso? Novo estudo incentiva a ser guloso

E se entregar-se de forma estratégica às guloseimas fosse afinal melhor opção do que fazer um esforço enorme para não as comer? Assim sugere uma equipa de cientistas.

Se é fã de bolos, queques, bolachas e todos esses alimentos “proibidos”, uma nova investigação da Universidade de Illinois Urbana-Champaign oferece-lhe uma reviravolta: não os evite. E não, isto não quer dizer que estes alimentos são saudáveis — apenas que, psicologicamente, comer um bocadinho pode ajudar a perder peso.

O seu estudo, publicado em janeiro na revista Physiology and Behavior, mostra que conter um desejo torna muito difícil para alguém perder peso.

“Recrutámos doentes obesos com idades compreendidas entre os 18 e os 75 anos que tinham comorbilidades como a hipertensão e a diabetes e que podiam beneficiar da perda de peso”, disse o investigador Manabu Nakamura à SciTechDaily.

“Os desejos são um grande problema para muitas pessoas. Se tiver muitos desejos, é muito difícil perder peso. Mesmo quando conseguem controlar os seus desejos e perder peso, se os desejos voltarem, recuperam o peso.”

“Se estiver a comer e a petiscar ao acaso, é muito difícil de controlar”, disse Nakamura. “Alguns programas dietéticos excluem determinados alimentos. O nosso plano utilizou uma ‘estratégia de inclusão’, em que as pessoas incorporaram pequenas porções de alimentos desejados numa refeição bem equilibrada”.

Ou seja, é mais simples perder peso se satisfizer moderadamente os seus desejos por alguma comida (mesmo que esta não seja saudável).

E este método de “inclusão” resultou para os participantes do estudo: a sua perda de peso média foi de 6,7%, segundo os investigadores.

“O mito popular é que tem de ter uma vontade muito forte para se defender da tentação, mas não é esse o caso. As flutuações nos padrões alimentares, nas horas e quantidades das refeições também provocam desejos. Tem de se ser consistente”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.