Trump manda reabrir prisão de Alcatraz

1

loshak / Flickr

Prisão de Alcatraz, nos EUA

O Presidente dos EUA Donald Trump anunciou, este domingo, que mandou reconstruir e reabrir a temida prisão de Alcatraz, “para acolher os criminosos mais impiedosos e violentos da América”.

A prisão de Alcatraz foi, em tempos, considerada uma das prisões mais seguras do mundo. Detinha os “piores dos piores bandidos”, mas não era à prova de fuga como se pensava.

Alcatraz foi desativada em 1963, um ano após uma fuga histórica em junho de 1962, levada a cabo por três misteriosos presidiários.

Acredita-se que os três passaram meses a escavar um túnel a partir das suas celas, usando colheres afiadas. Os homens improvisaram um barco insuflável com capas de chuva, usaram-na para deixar a ilha e nunca mais foram vistos.

Erguida sobre uma ilha na baía de São Francisco, a prisão abrigou alguns dos gangsters mais temidos dos Estados Unidos.

Depois de desativada, em 1963, a prisão passou a ser um ponto turístico famoso na baía de São Francisco. Mais de um milhão de visitantes passam pelo local todos os anos.

A cela de John Anglin, de onde escapou através de uma abertura na parede, é uma das principais atrações no passeio.

A fuga foi imortalizada em 1979 no filme “Alcatraz – Fuga Impossível”.

Este domingo, Donald Trump voltou a surpreender, ao anunciar que quer reconstruir e reabrir a prisão de Alcatraz, para “acolher os criminosos mais impiedosos e violentos da América”.

“RECONSTRUIR E REABRIR ALCATRAZ!”, escreveu na rede Truth Social.

“Quando éramos uma Nação mais séria, noutros tempos, não hesitávamos em trancar os criminosos mais perigosos e mantê-los longe de qualquer pessoa que pudessem ferir”, anunciado, que deu instruções ao Gabinete Federal das Prisões para iniciar o processo de reabertura da prisão.

“Hoje, estou a ordenar ao Gabinete das Prisões, em coordenação com o Departamento de Justiça, o FBI e a Segurança Interna, que reabra uma Alcatraz substancialmente ampliada e reconstruída“, insistiu Trump.

O Presidente norte-americano disse depois aos jornalistas que este estabelecimento prisional é um “símbolo da lei e da ordem”.

Miguel Esteves, ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.