Notebook LM já está disponível em português europeu. Chatbot lê os textos ou documentos que insere e cria um podcast com eles em poucos minutos.
O NotebookLM, da Google, passou a estar disponível esta semana em mais de 50 idiomas, incluindo o português europeu.
A funcionalidade permite introduzir textos e fontes no chatbot e transformá-los num “podcast” virtual, conduzido por duas vozes geradas por Inteligência Artificial (IA).
Contactada pelo Canaltech, a Google confirmou que a funcionalidade já está disponível em português desde terça-feira para qualquer versão do NotebookLM. Um teste rápido da ferramenta mostra que a “conversa” da IA é conduzida por uma voz feminina e outra masculina, sendo o resultado do diálogo bastante realista, com expressões informais e interrupções.
A empresa informa que os resumos em áudio são gerados no idioma escolhido pela conta do utilizador, e que a funcionalidade também aceita fontes em línguas diferentes. Além disso, é possível alterar o idioma predefinido nas definições da ferramenta.
É importante sublinhar que o Gemini também passou a suportar a conversão de pesquisas em texto para conversas em áudio, mas esta funcionalidade ainda não está disponível em português no assistente da Google.
Como criar podcasts no NotebookLM
O NotebookLM é uma IA que funciona como um chatbot, mas que fornece respostas com base exclusivamente nas informações que o utilizador disponibiliza. É possível enviar PDFs, artigos científicos, páginas da Web e até vídeos do YouTube para análise.
Para a usar, aceda ao NotebookLM aqui e crie uma nova pasta. De seguida, adicione conteúdo no pop-up que aparece no ecrã. À direita, vá à janela “Conversa aprofundada” e clique em “Gerar”. Depois, é só esperar e ouvir o podcast que criou sobre o assunto dos seus documentos.
O NotebookLM permite descarregar ou partilhar a conversa em áudio. Além disso, é possível modificar o idioma predefinido de saída nas definições da plataforma.