Ataques dos ferozes animais já “resultaram em ossos partidos, traumatismos cranianos e sofrimento emocional” num Quartel-General da Defesa Nacional canadiano.
Guerra, guerra, guerra; Gaza, Ucrânia e Rússia a ameaçar a Europa. Todos os dias acordamos com novas más notícias e novos alertas — até o apagão geral na Península Ibérica desta segunda-feira deu asas à conspiração sobre um possível ataque russo à rede energética europeia.
Entretanto, o Canadá tem uma invasão… diferente em mente. Falamos de uma “agressiva” presença no quartel-general de defesa da Carling Avenue, que já levou os responsáveis do exército do país a emitir diretrizes de segurança.
Há que “manter a calma e não entrar em pânico”, alertou o Departamento de Defesa Nacional do Canadá (DND) aos funcionários que trabalham no complexo Moodie Drive, em Ottawa. Gansos zangados estão a invadir o local em massa, devido à época de nidificação na primavera, que decorre de março a maio.
O aviso do Grupo de Apoio das Forças Armadas Canadianas é dirigido tanto ao pessoal militar como civil. “Tentem afastar-se lentamente e em silêncio, sem virar as costas para o ganso. Mantenham contacto visual enquanto recuam”, cita o Ottawa Citizen.
“Se o ganso atacar, levantem os braços para parecerem maiores e recuem lentamente”, aconselha ainda a diretiva, que aconselha a não alimentar ou provocar os animais.
Os gansos-do Canadá são conhecidos por proteger ferozmente suas áreas de nidificação. O Carling Campus, localizado perto do Greenbelt de Ottawa, com locais de nidificação escondidos em paisagismo urbano — como vasos de plantas e telhados — é um habitat ideal para as aves.
Não se sabe ao certo quantos exemplares desta ameaça estão neste momento no Quartel-General da Defesa Nacional em Carling, mas os funcionários estão assustados.
“Os ataques de gansos resultaram em ossos partidos, traumatismos cranianos e sofrimento emocional“, nota a Geese Relief, que usa cães treinados para controlar as populações de gansos, em comunicado. “Muitas destas lesões ocorrem quando a pessoa tenta evitar um ganso que a ataca e tropeça e cai”.
O Toronto Wildlife Centre, citado pelo Ottawa Citizen, recorda que a agressividade dos gansos, especialmente em relação a pessoas ou veículos, geralmente indica a presença de um ninho nas proximidades. O seu comportamento, embora assustador, é tipicamente defensivo.
Mas também lembra: os atacados não podem contra-atacar. Os gansos-do-Canadá são protegidos por regulamentos federais e não podem sequer ser realocados quando já têm ninho estabelecido.