GeorgeRudy / Depositphotos

Governo segue recomendação da DGS: vacinação está mesmo a resultar e a próxima campanha vai abranger 76 mil bebés. Vacinação pode vir a proteger 14 mil bebés da causa mais comum da doença das vias respiratórias em bebés até um ano.
A próxima campanha de vacinação contra o vírus sincicial respiratório (VSR), prevista para o outono-inverno de 2025-2026, vai abranger bebés até aos 10 meses de idade, confirma à RTP a secretária de Estado da Saúde, Ana Povo.
Após recomendação da Direção-Geral da Saúde (DGS), o alargamento inclui todas as crianças nascidas entre 1 de junho de 2025 e 31 de março de 2026, abrangendo cerca de 76 mil bebés. A vacinação pode vir a proteger 14 mil bebés, diz Ana Povo.
“Com esta medida, pretendemos proteger [mais] cerca de 14 mil bebés, porque acreditamos que, ao fazer isto, vamos reduzir a susceptibilidade individual e a carga da doença, aumentando o impacto positivo na utilização dos serviços que ocorreu na época anterior, não só com a diminuição dos internamentos, mas também com a redução do número de urgências hospitalares em crianças menores de um ano”, salientou.
Na última campanha, a vacinação destinava-se apenas a bebés até aos oito meses. A vacinação continuará a ser administrada entre outubro e março, período em que o vírus circula com maior intensidade.
Vacinação está a resultar
O VSR é a principal causa de infeções respiratórias em crianças com menos de um ano, podendo exigir internamento hospitalar, incluindo cuidados intensivos.
Segundo dados da DGS, a vacina demonstrou elevada eficácia: registou-se uma redução de 85% nos internamentos de bebés até aos três meses e de 40% nos bebés entre os três e os seis meses. A estratégia mantém igualmente a vacinação para crianças com mais de um ano que integrem grupos de risco.