A nova ponte sobre o Rio Tejo está prometida há muito. Agora, o Governo vai mais além e quer construir um túnel rodoviário debaixo de água – que ligará Algés à Trafaria.
O Governo vai anunciar nas próximas semanas um megapacote de infraestruturas para o país, no qual se inclui um a nova ponte sobre o Tejo e um túnel rodoviário imerso no Rio.
De acordo com o Jornal Económico, este túnel ligará Algés (Oeiras, Lisboa) à Trafaria (Almada, Setúbal).
A par de uma nova travessia sobre o Tejo (a terceira, depois das pontes 25 de Abril e Vasco da Gama), este túnel é uma obra suplicada há muitos anos, especialmente pelos autarcas e habitantes da Margem Sul.
Num investimento que pode superar os mil milhões de euros, o grande objetivo deste túnel é aliviar o trânsito diário nas pontes que ligam Lisboa à Margem Sul.
Este plano incluirá um um novo plano estratégico portuário para Portugal, anunciou o ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, na conferência “Portugal 2030: Futuro Estratégico para o Setor da Construção”, organizada pela Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN).
Na conferência organizada pela Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN), Miguel Pinto Luz referiu também que atenderá à “vontade incessante” de garantir a existência de ligação por autoestrada entre Portalegre, Beja e Sines.
Questionado pelo Económico quanto ao túnel rodoviário debaixo do Rio Tejo, o Ministério das Infraestruturas recusou-se a comentar e remeteu o assunto precisamente para a apresentação de “um grande pacote rodoviário” que nas próximas semanas, o primeiro-ministro e o próprio Governo irão fazer.
Um túnel debaixo do tejo. E se existir um terramoto, aquilo não vai meter água? É seguro?
Enfim… lá na caverna tb podes levar pedregulhos se houver terramotos e nen por isso saís d lá
A ideia do túnel não é má, mas não para carros. A solução não pode ser mais formas de trânsito rodoviário.
Sim, deveria ser um túnel exclusivamente ferroviário.
E os eixos rodoviários aguentam um maior fluxo de transito a entrar em Lisboa ??? já sei mais mil milhões para alargar autoestradas. Aumentem o numero de comboios e carruagens a fazer as travessias e deixem-se de ideias megalómanas….
Há muitos anos que este túnel está previsto e prometido, mas não houve vontade política para avançar. A CRIL e a A33 foram projectadas para ficar interligadas entre si desta forma. Ao nível dos acessos já está tudo pronto há muito tempo. Este túnel desviará muito trânsito, que actualmente atravessa Almada e Lisboa, reduzindo efectivamente o tráfego em ambas as cidades.
Não esquecer que existe uma falha tectónica que entra em Lisboa e desce até ao Algarve e continua. O ano 1775 foi prova disso, quem estuda sobre o assunto diz que vai vir outro …
Tenho 80 já no papo e ouvia dizer que Portugal era Lisboa e que o resto são paisagens, e continua… o resto do pais que se lixe, saúde, educação. habitação, transportes desenvolvimento no interior do país etc etc, Viva Portugal e o CHEGA.
A falha tectónica é algo que também me preocupa, mas penso que temos de confiar nos engenheiros. Toda a gente sabe que ela lá está (a ponte também tem um pilar assente lá bem no meio).
De resto, penso que não leu o texto até ao fim: «Miguel Pinto Luz referiu também que atenderá à “vontade incessante” de garantir a existência de ligação por autoestrada entre Portalegre, Beja e Sines.».
Já advogo essa solução há anos.
Basta prolongar o IC17 (CRIL).
“Mergulha” em Algés e saí na Trafaria.
E já agora, uma vez que está planeado a prolongamento do metro de superficie da margem Sul até à Trafaria e à Costa da Caparica, poderiam aproveitar o túnel e trazer o metro até Algés.
Estavam assim reunidas as condições para ser criado um Interface intermodal com ligações à linha de Cascais e à Carris.
Seria em tudo semelhante ao que já existe na Estação do Oriente.
Basta um pouco de visão e de vontade política.
Portugal é Lisboa e o resto paga….e a democracia da corrupção e dos donos disto …