Mulher e filhos de Montenegro têm empresa imobiliária (que pode beneficiar da nova lei dos solos)

14

TIAGO PETINGA/LUSA

O primeiro-ministro, Luís Montenegro.

A esposa e os dois filhos do primeiro-ministro Luís Montenegro, têm uma empresa de compra e venda de imóveis, o que pode implicar um eventual conflito de interesses devido à nova lei dos solos.

Montenegro foi fundador e gerente da Spinumviva, mas já não é sócio desde Junho de 2022, um mês após ter sido eleito presidente do PSD, conforme revelou o próprio primeiro-ministro ao Correio da Manhã (CM).

Contudo, como é casado em comunhão de adquiridos com a esposa, é também um potencial beneficiário dos eventuais lucros obtidos pela empresa.

A Spinumviva também poderá beneficiar da nova lei dos solos que foi aprovada pelo Governo de Montenegro em Novembro de 2024.

Uma alteração à lei permite a reclassificação dos solos rústicos em solos urbanos, o que valoriza o seu valor no mercado imobiliário.

Estamos, portanto, perante um potencial conflito de interesses semelhante ao que levou à queda do Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Hernâni Dias, que se demitiu do cargo em Janeiro, após a revelação de que tinha criado uma empresa imobiliária já depois da aprovação da lei.

Falar em conflito de interesses é “absurdo”, diz Montenegro

Mas Montenegro considera que “é um absurdo” falar em conflito de interesses no seu caso.

Não foi nem vai ser actividade da empresa qualquer operação imobiliária geradora de conflito de interesses”, assegura o primeiro-ministro numa resposta enviada ao CM.

Nunca foi, não é e não será objecto da actividade da empresa qualquer negócio imobiliário ligado à alteração legislativa”, garante ainda.

Montenegro salienta que quando criou a empresa, pretendia “incorporar na sociedade o património” herdado dos pais e “revitalizá-lo”. Assim, a Spinumviva pretendia actuar na área da “exploração agrícola e turística“, destaca.

Mas “esse projecto acabou por nunca se realizar porque entretanto regressei à vida política activa”, nota.

“A empresa não comprou ou vendeu, nem vai comprar ou vender nada”, destaca ainda.

“Do vasto objecto social dessa empresa, apenas a prestação de consultoria no âmbito da protecção de dados pessoais teve execução”, e “por ironia do destino, o grupo de comunicação social que integra o Correio da Manhã foi um dos clientes”, constata também na nota enviada ao jornal.

ZAP //

14 Comments

  1. ora as raposas escondidas em tocas do PSD pensam que somos ingenuos.
    Imobiliarias, Vistos Gold, nova Lei dos Solos andam os tuti-fruti a trataar das suas vidinhas.
    Falta saber se os filhos já compram Imoveis ao abrigo do finaciamento Jovem até aos 35 Anos.

    3
    2
  2. Olha, olha !!! tão caladinho que ele andava, é certo que não criou a empresa tendo em conta a nova lei, mas a nova lei vem dar uma bela ajuda a impresa e aos terrenos dos papás, principalmente quando deixar o cargo de primeiro ministros que não deve demorar muito.

    3
    2
    • a nova Lei foi feito tendo em conta a EMpresa Imobiliaria
      A “especialidade” do PSD, já faziam no tempo do Caveira da Silva, é fazer Leis à MEDIDA!

      1
      1
  3. Só resta uma solução, o Sr.º Presidente da República, Marcelo Sousa, tem de dissolver a Assembleia da República e o Sr.º Primeiro-Ministro, Luís Esteves, demitir-se.
    Toda esta instabilidade governativa que afecta o País foi criada pelo Sr.º Presidente da República, Marcelo Sousa, que provocou uma grave crise política em conjunto com a dr.ª Lucília Gago.

    4
    3
    • vou fazer um “Desenho” a ver se percebes. Mas como és um PSD, um Judas, és Cego e só ves os teus proprios beneficios, de maneira que não vale a pena fazer desenhos porque isso ou não percebes ou não queres perceber.
      As Imobiliarias, Vistos Gold, Estrangeiros.
      Na venda dum imovel por 1.000.000€ dá direito a comissão de 100.000€. Negocio chorudo, ganha-se bem e rapido.
      Os estrangeiros até da UE (reformados) vem para cá e compram tudo a qualquer preço, resulta na inflação, e os pobres tugas cada vez menos tem hipoteses de fazer concorrencia para comprar aos preços exorbitantes.
      A Lei dos solos, é outro negocio para as imobiliarias e também foi feita com o objective de arranjar mais Terrenos para a construção cuja será absorvidas pelos estrangeiros.
      Há uma chuva de Acoes de Despejo, porque os Senhorios perante a inflacao existente querem ganhar a venderaem pelo dobro ou triplo do que compraram. As Imobiliarias, agradecem.
      Depois temos o “grande Iluminado” Ministro da “cortar” nos apoios às rendas, está definitivamente a provocar accoes de despejo com o objective de “libertar” Habitaçoes para os Estrangeiros comprarem. As Imobiliarias agradecem.
      E continua o Ministro na mesma onda HOSTIL contra os portugueses ao BLOQUEAR o Programa Arrendar para Subarrendar, a intenção é novamente “libertar” Habitações para o negocios das Imobiliarias com os Endinheirados Estrangeiros.
      É evidente que o Montenegro está a Legislar em causa propria, quando sair já tem o Negocio “montado”.
      É evidente que o Montenegro e o Pinto da Luz estão na mesma onda de meter o Imobiliario todo na venda a Estrangeiros.
      Ganham balurdios as Imobiliarias e o Montenegro está na linha da frente, e está a usar o Poder Legislativo para beneficio proprio através da Imbiliaria Spinumviva,
      Segundo um Estudo sobre as competencias e desempenhos dos tugas, chegaram à conclusão que são dos mais burros do Planeta ficando somente à frente do Chile.
      E, a burrice verifica-se que não são capazes de decidir pelas EVIDENCIAS, estão refens do “beneficio da duvida” , estão presos nas “duvidas” e facilmente acreditam em paleio manhoso e mal-intencionado, que eu chamo LADRAR, pois vem com paleio contra-dizer as evidencias.
      Os PSD são os Crucifixa-Cristos, estão a crucifixar os tugas exactamente em Materia de Habitação.
      Mas, esse PSD Crucifixa-Cristos já no tempo do Caveira da Silva, também Crucifixaram alguem.
      Não por ultimo, o PSD do Passos de Coelho, que começou com os Vistos Gold, foi o inicio do presente massacre Imobiliario.
      PSD, tudo “boa gente” para deitar no Gulag.
      Disse o Altissimo:”Tens de amaar o proximo Como a ti proprio” o oposto seria o DESPREZO pelos outros, em concreto a Presença das Criaturas Dominadas pelo DIABO, que é o que temos pelos tugas obrigados ao arrendamento e tambem o desprezo PELO Estado de Direito e Democracia, ao legislarem em “causa propria”.

      • Os habituais palermas contra o capitalismo, e desenvolvimento da economia, etc. Parabéns. Se achas que vais longe com estes pensamentos e informações do ChatGPT, estás ótimo! 😉

  4. Inveja esquerdóide no seu expoente máximo. Qual é o problema de alguém ter negócios e ganhar dinheiro com isso? A sério que estão a tentar criminalizar isto? Oh, pá, vão todos lamber terra cheia de minhocas, já metem nojo, esquisitos.

    3
    1
      • És capaz de desenvolver esse “argumento”? Não vejo aqui problema. Um negócio é um negócio. Não tentem fazer disto um caso de crime, CONSIDERANDO que também há esquerdalhas com negócios.
        O que querem provar agora? Não percebo esta esquerdalhada. Como estamos a “falar” de alguém de Direita, já é um escândalo. SE estás tão afetado por isto, faz as malas e vai viver para países comunistas em que as pessoas não podem ter os seus bens, nem têm liberdade de expressão que, curiosamente, a esquerdalhada, um pouco por toda a Europa está a tentar tirar a quem é contra as opiniões miseráveis “anti-capitalistas”, “pró-aborto”, “pró-trans”, e essa porcaria toda que a esquerda defende. Quem quer viver na ilusão, que viva, mas não arrestem quem vive com os pés assentes na terra.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.