O primeiro independente eleito presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, toma hoje posse depois de alcançar com o PS um acordo para a governabilidade do município, sucedendo a 12 anos de coligação PSD/CDS liderada por Rui Rio.
Numa cerimónia que conta com a presença do socialista António Costa, reeleito presidente da Câmara de Lisboa nas autárquicas de setembro, o empresário de 57 anos vai ser empossado pelas 16:00 nos Paços do Concelhos por um dos mandatários da sua candidatura, o atual presidente da Assembleia Municipal do Porto, Valente de Oliveira (PSD).
O pacto com os socialistas inclui a atribuição de “pelouros a vereadores eleitos pelo PS” mas a distribuição de funções só será anunciada na segunda-feira, na primeira reunião do executivo.
/Lusa
Tive oportunidade de ouvir a entrevista que deu ontem à SIC e de tudo o que ouvi e que, a ser cumprido durante o seu mandato, será a confirmação da excelente escolha dos portuenses, há algo que destaco: a vontade de chegar às famílias, de estar a par dos problemas reais e concretos das pessoas. Como o Sr. Rui Moreira disse, e muito bem, após a sua eleição, é a primeira vez em que o povo ganha a Câmara do Porto. Não se olhou a partidos, olhou-se a pessoas, a projectos, a ideias e levou-se em consideração a vontade que mostra em cumprir com tudo isso. Da minha parte só posso e só quero mesmo que faça um bom trabalho e que se preocupe principal e realmente com as pessoas. Mais do que com os números ou a paisagem urbanística, que são importantes com certeza, mas não são o mais importante. Felicidades e boa sorte para o novo Presidente da CMP.