Allison Robbert / EPA
![](https://zap.aeiou.pt/wp-content/uploads/2024/11/4a8485bdcdc0d905fb46a38a45eacb1c-783x450.jpg)
Elon Musk
Dono da Tesla chamou “escroque” a Sam Altman depois de este ter rejeitado a sua proposta com uma contraproposta desafiante: “não, obrigado, mas podemos comprar o Twitter se quiseres”.
Um grupo de investidores liderado por Elon Musk anunciou esta segunda-feira uma oferta de mais de 97 mil milhões de dólares para comprar a OpenAI, mas o CEO da empresa de inteligência artificial (IA), Sam Altman, recusou imediatamente a proposta.
Musk e a sua própria startup de IA, xAI, e um consórcio de empresas de investimento dizem que querem comprar o fabricante do ChatGPT e revertê-lo para a sua missão de caridade como um laboratório de investigação sem fins lucrativos, de acordo com o advogado de Musk, Marc Toberoff.
Segundo o jornal económico Wall Street Journal, o consórcio liderado por Elon Musk ofereceu 97,4 mil milhões de dólares (cerca de 94,4 mil milhões de euros) ao conselho de administração pela aquisição da entidade.
A oferta não solicitada surge no momento em que o CEO da OpenAI tenta angariar dinheiro e transformar a sua startup numa empresa com fins lucrativos.
O CEO da OpenAI, Sam Altman, rejeitou rapidamente esta proposta, através da rede social X de Musk, apontando: “não, obrigado, mas podemos comprar o Twitter por 9,74 mil milhões de dólares se quiserem”.
no thank you but we will buy twitter for $9.74 billion if you want
— Sam Altman (@sama) February 10, 2025
“Escroque”, respondeu o homem mais rico do mundo.
Elon Musk, um dos cofundadores da OpenAI, ataca regularmente Sam Altman, a quem acusa de ter pervertido a missão inicial da startup, focada no desenvolvimento racional da IA.
Marc Toberoff disse ao WSJ que entregou a oferta de aquisição não solicitada ao conselho da OpenAI, divulgando também uma declaração em nome do seu cliente, dono da Tesla e da SpaceX e membro do Governo de Donald Trump.
A oferta, que não é dirigida à OpenAI, mas sim à organização sem fins lucrativos que a controla, surge após relatos de que a OpenAI planeia transformar-se parcialmente numa empresa comercial em 2025 para angariar mais capital para desenvolver os seus serviços de IA.
A OpenAI é uma das empresas envolvidas no projeto de desenvolvimento de infraestruturas de IA Stargate, de 500 mil milhões de dólares, anunciado pelo presidente dos EUA, Donald Trump. O milionário que vai liderar o departamento de Eficiência da nova administração apressou-se, pouco depois, a comentar a decisão. “Na verdade, eles não têm o dinheiro”, escreveu. “A SoftBank tem bem menos de 10 mil milhões de dólares (9,6 mil milhões de euros) garantidos. Sei disso de fonte segura”.
Musk, um dos primeiros investidores e membro do conselho da OpenAI, processou a empresa de IA no ano passado, primeiro num tribunal estadual da Califórnia e depois num tribunal federal, alegando que esta tinha traído os seus objetivos fundadores como laboratório de investigação sem fins lucrativos em benefício do bem público.
Musk e os advogados da OpenAI enfrentaram-se num tribunal federal da Califórnia na semana passada, enquanto um juiz avaliava o pedido de Musk para uma ordem judicial que impediria o fabricante do ChatGPT de se converter numa empresa com fins lucrativos.
A juíza distrital dos EUA, Yvonne Gonzalez Rogers, ainda não se pronunciou sobre o pedido de Musk, mas disse em tribunal que seria arrojado da parte de Musk alegar que será irreparavelmente prejudicado se a justiça não impedir a OpenAI de prosseguir com a sua transição planeada para se tornar uma corporação com fins lucrativos.
Mas a juíza também levantou preocupações sobre a OpenAI e a sua relação com a parceira de negócios Microsoft e disse que não impediria que o caso fosse a julgamento já no próximo ano para que um júri pudesse decidir.
“É plausível que o que Musk está a dizer seja verdade. Nós vamos descobrir. Ele vai sentar-se no banco das testemunhas”, frisou a juíza.
ZAP // Lusa
O Musk está mesmo preocupado com o bem da Humanidade!
Isto está a ficar lindo!
Algum Advogado explique por favor ao Sr. Elon Musk (de quem me confesso admirador) o conceito de ‘conflito de interesses’.
Já ninguém tem vergonha na cara.
Musk habitou-se a que todos se aninhem aos seus mais húmidos desejos, o problema é que à face da Terra ainda existem homens com tomates que não têm medo das ameaças de Musk.
Mas o verdadeiro problema não é Musk, o verdadeiro problema é quem é eleito e não consegue lidar com um excêntrico bilionário que o que precisa é que alguém ou pelo menos um governo o traga à realidade e lhe diga: Meu caro, a partir de agora ou o senhor cumpre a rigor todas as regras do estado ou fica sem as empresas que não são só suas, o bem comum é superior ao bem individual. Na China Xi Jinping fá-lo a qualquer magnata quer seja bilionário ou não, lá quem manda é o Estado, nos USA com a liderança de Trump que é irmão gemio de Musk quem manda são os bilionários e o Estado vai ser enfraquecido dia a dia.