Mais de 47 milhões de europeus passam frio em casa. Portugal é um dos países onde há mais pobreza energética, especialmente nos Açores.
34,3% dos habitantes nos Açores não conseguem ter conforto térmico em casa; ou seja, em cada três pessoas, uma tem frio em casa. No Norte são 26,3%, na Madeira 23,3%.
São os três exemplos mais evidentes de um problema em Portugal: a falta de meios para aquecer a casa. Têm frio quando não deveriam ter, já que estão dentro de casa.
Os dados destacados Correctiv.Europe, em parceria com o Azul, revelam que Portugal é um dos piores países na Europa, nesse aspecto: 2,2 milhões de habitantes sem aquecimento adequado.
Estas pessoas ficam naturalmente mais expostas a problemas graves de saúde.
“Muitas vezes é difícil explicar que se morre de frio em Portugal com 5 graus Celsius, porque na literatura científica a mortalidade por frio é com 20 a 30 graus Celsius negativos. Contudo, nós já demonstrámos que há um aumento da mortalidade (e da morbilidade) na Área Metropolitana do Porto com temperaturas ainda positivas”, avisa Ana Monteiro, professora do Departamento de Geografia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
A mesma especialista avisa o aquecimento global não vai acabar com esta questão – porque a pobreza energética no Inverno vai continuar, segundo as previsões climatéricas para Portugal até ao final deste século.
Na Europa são agora 47 milhões de pessoas em regime de pobreza energética – eram 31 milhões há apenas quatro anos.
Os países mais frios são onde se sente menos frio em casa: Finlândia, Noruega e Suécia, como já se esperava. Aí “morre-se de calor. Há um aquecimento central que está ligado todo o ano e os materiais dos locais onde as pessoas vivem e trabalham estão sobreaquecidos. São edificados que foram construídos para aquele contexto”, explica Ana Monteiro.
Os maiores problemas em relação ao frio dentro de casa são na zona da Europa supostamente mais quente: o sul. Bulgária, Espanha, Grécia, Itália e Portugal são os países onde é mais difícil deixar o frio lá fora.