Tesla já não reina em Portugal: três modelos dão trono à chinesa BYD

3

BYD

Veículo elétrico BYD Han

BYD ultrapassou a empresa de Elon Musk em vendas no país. Chinesa registou crescimento impressionante de 158,6% face ao ano anterior — mas não é a única “elétrica” a crescer em Portugal.

Com menos de dois anos de presença no mercado português, a marca chinesa BYD ultrapassou, pela primeira vez, a Tesla nas vendas de carros totalmente elétricos.

Em janeiro, a fabricante chinesa registou 392 unidades matriculadas, enquanto a Tesla, que liderava o segmento até então, viu as suas vendas caírem 29,1%, para… menos três unidades vendidas do que a chinesa — 389 veículos, de acordo com o Jornal de Negócios.

A BYD, conhecida pelos seus veículos elétricos e híbridos, registou um crescimento impressionante de 158,6% face ao ano anterior e, ao lado de marcas como a BMW, foi uma das grandes impulsionadoras do segmento. Em contraste, a Tesla caiu no número de entregas, o que permitiu à marca chinesa ultrapassar a sua rival americana no arranque deste ano.

Em Portugal, o rival do Tesla Model 3, o BYD Seal, foi eleito o carro do ano, menos de um ano depois de entrar no mercado nacional.

A BYD já tinha ultrapassado a Tesla em termos de receitas trimestrais gerais, o que fez da chinesa líder num mercado outrora dominado pela empresa de Elon Musk.

O crescimento da BYD é muito impulsionado por uma carteira diversificada que inclui veículos elétricos puros e híbridos, veículos comerciais e aparelhos móveis, aponta a Reuters.

A China, mercado doméstico da BYD, tem sido fundamental para esta expansão: contribui para a maior parte das suas vendas, uma vez que os consumidores chineses preferem cada vez mais as marcas nacionais às estrangeiras. Em agosto, a BYD atingiu um marco importantíssimo: pela primeira vez, vendeu mais automóveis no estrangeiro do que exportou da China, o que indica que a sua estratégia de produção no estrangeiro está a começar a dar frutos.

Mercado dos elétricos cresce em Portugal

O mercado de carros elétricos em Portugal tem vindo a crescer, não só por causa da BYD. A MG, por exemplo, registou um aumento de 23,7% nas suas vendas de carros elétricos; a Xpeng matriculou 50 unidades, superando marcas como a Nissan e a Smart; a Porsche, com um crescimento de 109 unidades, também se destacou, batendo vendas de marcas como Opel, Volkswagen e Audi.

Mas o mercado automóvel nacional, como um todo, caiu nas vendas, com um recuo de 9,6% em janeiro face ao mesmo período de 2024. O segmento de ligeiros de passageiros, que representa mais de 70% do mercado, também sofreu uma redução de 7,8%. A Peugeot, tradicional líder de mercado, registou uma quebra de 31,9%, enquanto a Dacia manteve a segunda posição com um ligeiro aumento de 1,1%.

ZAP //

3 Comments

  1. na Europa não existiu nenhum BYD no TOP20 de vendas de elétricos em 2024

    (nota: os Byd Atto3 importados usados para TVDE, mas matriculados em PT agora tambem contam para esta estatística ?)

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.