O que é o sobreaquecimento económico? E o rendimento equivalente?

ZAP // DALL-E-2

Ou ainda o rácio da dívida pública, além do muito comentado PIB. Termos complicados da economia que tentamos descomplicar – nem sempre é fácil.

Esta semana começou, como já se esperava, com novos números sobre a economia portuguesa e europeia.

Na Europa: a inflação anual da zona euro fixou-se em 2,5% em janeiro de 2025, abaixo dos 2,8% do mês homólogo do ano anterior, mas acima dos 2,4% de dezembro de 2024.

Aqui, não deve haver novidade para muita gente: a inflação é a subida generalizada e contínua do nível médio do preço dos bens e dos serviços ao longo de um período, explica a Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência. Inflação anual é a subida dos preços ao longo de um ano.

Em Portugal: o rácio da dívida pública recuou para 95,3% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2024, abaixo dos 97,9% do ano anterior e o valor mais baixo desde junho de 2010, divulgou o Banco de Portugal.

Duas questões aqui. Primeira, o que é o rácio da dívida pública? Analisa a evolução e o risco da dívida pública. Mede a relação da dívida pública com o PIB, reforça o Conselho de Finanças Públicas.

Segunda, o que é o famoso PIB? O Produto Interno Bruto é o produto criado num determinado território económico pelas unidades residentes e não residentes. É o conjunto de todos os bens e serviços, que geram valor por parte de empresas nacionais, ou estrangeiras, num determinado país, define o Doutor Finanças.

Acha que foi complicado até agora? Vamos complicar um pouco mais.

Se deixamos uma coisa aquecer em demasia, entramos em sobreaquecimento. E na economia também há o sobreaquecimento económico: é o crescimento descontrolado da atividade económica. Costuma acontecer quando o consumo aumenta constantemente, e de tal forma que a oferta não se adapta proporcionalmente à procura – os preços sobem significativamente e a espiral positiva começa a dar problemas, avisa a DECO Proteste.

Há poucas semanas cruzámo-nos num artigo com o rendimento médio monetário anual líquido por adulto equivalente. Como? O rendimento médio por adulto equivalente é uma medida estatística que ajusta o rendimento total de um agregado familiar para refletir o número de pessoas que dependem desse rendimento; é o resultado obtido pela divisão do rendimento de cada agregado pela sua dimensão em termos de adultos equivalentes, explica o INE.

E o glossário da economia é muito maior do que isto. Ficará para uma próxima.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.