Após a terceira derrota seguida, treinador deixa o clube. Pepê não quis jogar contra o Gil Vicente. “A partir de agora vão ver homens”, diz Gonçalo Borges.
Vítor Bruno vai deixar de ser treinador do FC Porto. O clube anunciou – às 2h da madrugada – que está a negociar a saída imediata do técnico.
“A FC Porto – Futebol, SAD informa que iniciou negociações com o treinador Vítor Bruno para a cessação, com efeitos imediatos, do contrato de trabalho desportivo que vigorava desde o início da presente época”, lê-se no curto comunicado do FC Porto, que tem apenas este parágrafo.
Segundo o Record, houve uma reunião de emergência no Dragão ao início desta madrugada, com todo o plantel.
A saída é anunciada poucas horas depois da terceira derrota consecutiva dos portistas. Desta vez o desaire surgiu em Barcelos, onde foram derrotados pelo Gil Vicente por 3-1.
Vítor Bruno substituiu Sérgio Conceição antes do início desta época. Aos 42 anos, passou a ser treinador principal pela primeira vez na carreira, depois de anos como adjunto de Sérgio Conceição.
Em 29 jogos, perdeu 8 vezes, quase um terço do total. Venceu 18 duelos, empatou três. Conquistou a Supertaça mas deixa o FC Porto no terceiro lugar do campeonato (e já com quatro derrotas, em Janeiro) a 4 pontos do líder Sporting, foi eliminado logo no segundo jogo na Taça de Portugal, perdeu na meia-final da Taça da Liga e na Liga Europa está num modesto 18.º lugar.
Há quase 10 anos que o FC Porto não mudava de treinador a meio da temporada. A última vez foi com Julen Lopetegui, em 2015/16; Rui Barros foi treinador interino, depois José Peseiro foi o sucessor.
Luís Castro será o nome mais forte para (voltar a) ser o treinador do FC Porto.
Pepê não quis jogar
Pouco antes de saber que ia sair, Vítor Bruno assegurou à Sport TV que fazia parte da solução e que não sentia que era um problema para o FC Porto, dando a ideia de que ia continuar no Dragão.
Mas as palavras mais fortes do técnico foram para Pepê, que nem foi convocado – porque aparentemente não quis jogar: “O Pepê não está aqui por vontade dele. Quando um jogador se auto-exclui de participar nos jogos, o treinador tem pouco a fazer. Há muitos que querem, outros não querem tanto. Quem quer veio, lutou, entregou-se de alma. Isto é para quem quer”.
Mais tarde, o jogador brasileiro reagiu nas redes sociais e contou que foi Vítor Bruno que o excluiu do treino “por marcar um golo com força na mini baliza” e que também o “mandou treinar a semana toda sozinho à volta do campo”. “Nunca deixei de ser profissional e desrespeitar alguém ou o clube”, assegurou Pepê.
Vão ser homens
Também nas entrevistas rápidas à Sport TV, Gonçalo Borges apelou a uma reflexão. “Temos de fazer uma auto-reflexão. Todos”. O avançado, que marcou o golo portista, assegurou: “Sei o que é ser homem, neste momento pedem-se homens.
“É isso que vocês vão ver a partir de agora: a partir de agora vão ver homens no balneário e dentro de campo! Não vai faltar nem um bocadinho de dedicação, nem um minuto!”.
Enquanto assegurava apoio a Vítor Bruno, o jovem jogador sublinhou que a culpa dos maus resultados não é só do treinador. Poucas horas mais tarde, a direção de André Villas-Boas anunciava o fim do trajeto de Vítor Bruno à frente da equipa.
José Tavares assume
O FC Porto anunciou, na manhã desta segunda-feira, que José Tavares será o treinador interino dos azuis-e-brancos.
“O FC Porto informa que o plantel principal será interinamente orientado por uma equipa técnica dirigida por José Tavares, o atual diretor da formação do clube“, refere em comunicado.
O clube refere que José Tavares contará com Sérgio Ferreira, treinador dos sub-19, e Silvestre Varela, treinador adjunto no mesmo escalão, como assistentes neste período.
Pedro Silva, o atual diretor de performance, desempenhará o cargo de preparador físico. Por seu turno, Diogo Almeida, que já ocupava estas funções no plantel principal, orientará os guarda-redes.
O primeiro treino depois da “era Vítor Bruno” é esta segunda-feira, às 18h. O próximo jogo dos dragões é na quinta-feira frente ao Olympiacos, às 17h45, em jogo a contar para a Liga Europa.