Um milionário londrino fingiu ser um príncipe polaco num vídeo colocado na internet e desafiou hoje o líder do partido eurofóbico Ukip, Nigel Farage, a um duelo de espadas em resposta às suas leis anti-imigração.
No vídeo, publicado no YouTube, o empresário do sector imobiliário Yanek Zylinsky, acusou o político nacionalista britânico Nigel Farage de atacar de maneira “idiota” os imigrantes, inclusive os polacos, durante seus discursos.
“Basta, senhor deputado Farage, eu desafio-o para um duelo”, disse o britânico, que acenou com uma espada usada pelo pai durante o ataque a cavalo contra o exército alemão, em 1939, no início da Segunda Guerra Mundial.
Zylinsky, de origem polaca, gravou o vídeo no seu palácio em Ealing, no oeste de Londres, e convocou o líder do Ukip para uma disputa no Hyde Park à maneira de um aristocrata polaco do século XVIII e um cavaleiro inglês.
“Esta é a espada do meu pai, eu sou seu filho, o seu sangue, agora eu sei o que tenho que fazer para defender o meu povo neste país, o Reino Unido”, afirma o britânico no vídeo, no qual mostra a estátua de seu pai.
Zylinsky afirmou também estar “cansado de discriminação contra os polacos” no Reino Unido, e deu como exemplo as palavras recentes de Farage, que acusou os imigrantes de causarem engarrafamentos.
Farage, que defende a saída do Reino Unido da União Europeia, também acusa os imigrantes da Europa Oriental de ocuparem postos de trabalho em detrimento dos britânicos.
Desde a entrada da Polónia na UE, em 2004, muitos polacos migraram para o Reino Unido, e o seu idioma tornou-se na segunda mais falada em Inglaterra depois do inglês.
Farage, que está em campanha para as eleições parlamentares de 7 de maio, recusou a oferta do suposto príncipe, citado pela agência de notícias AFP.
Zylinsky já tinha antecipado a resposta negativa e afirmado, no mesmo vídeo, que poderia considerar uma disputa diferente, “um duelo de palavras num estúdio de televisão, antes da eleição”.
/Lusa
Bem , estou a ver que tenho de aprender a jogar á espada como em garoto, quando as fazíamos de paus. E , podem crer, vou desafiar o nosso primeiro para um duelo ao Pôr do Sol. mas vou ter o cuidado de o por contra o sol.