Rússia recusa contingente europeu de paz na Ucrânia

2

(h) Ministério dos Negócios Estrangeiros russo

O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, e o ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Serguei Lavrov.

O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, e o ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Serguei Lavrov.

Kremlin insatisfeito com as propostas da equipa de Donald Trump. Lavrov não gosta das “forças britânicas e europeias” na Ucrânia.

O chefe da diplomacia russa, Serguei Lavrov, afirmou que a Rússia se opõe a um possível envio de um contingente europeu de paz para a Ucrânia em caso de paz com Moscovo.

“Não estamos certamente satisfeitos com as propostas feitas em nome dos representantes da equipa do presidente eleito dos EUA [Donald Trump] destinadas a adiar a adesão da Ucrânia à NATO por 20 anos, bem como a introduzir um contingente de manutenção da paz composto por ‘forças britânicas e europeias’ na Ucrânia”, disse Serguei Lavrov à agência estatal Tass.

Durante várias semanas tem havido muita especulação sobre possíveis negociações de paz entre os dois países, após quase três anos de conflito que fez centenas de milhares de mortos e feridos.

Entre as ideias exploradas pelas chancelarias europeias e por Washington, está a do envio de um contingente militar europeu para a Ucrânia, ao longo da linha da frente que se estende por cerca de mil quilómetros.

Esta hipótese poderá envolver os exércitos dos países membros da NATO, ou mesmo detentores de armas nucleares, como a França e o Reino Unido.

É obviamente prematuro falar (…) de forças de manutenção da paz”, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, em 16 de dezembro.

O presidente eleito norte-americano apelou a um “cessar-fogo imediato”, prometendo conseguir obter um acordo de paz “em 24 horas”, sem nunca detalhar o seu plano.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, por sua vez, disse que queria mais armas e garantias de segurança dos seus aliados ocidentais antes de qualquer negociação com Moscovo.

Vladimir Putin, por seu lado, exige ainda a rendição da Ucrânia, a sua renúncia à adesão à NATO e que a Rússia mantenha os territórios ucranianos que anexou.

// Lusa

Siga o ZAP no Whatsapp

2 Comments

  1. Ainda não perceberam que o Putin quer Europa como russia? Ele está a trás de território e não quer saber de tratados ou vidas humanas para conseguir o que quer. Os turcos sabem como meter os russos na linha. A tempos um caça russo entrou em espaço aéreo turco e foi derrubado na hora. E nunca mais o fizeram

    2
    1
  2. E QUE MAGDA GAMA SEMPRE DISSE E CONTINUA NA DELA: NÃO, NÃO se negoceia NADA DE NADA COM ASSASSINOS-MONSTROS-PSICOPATAS-SOCIOPATAS do kremlin e MUITO EXTREMAMENTE MENOS depois de se VERIFICAR QUE SÃO CAPAZES ATÉ DE ASSASSINAR INOCENTES num avião comercial pelo natal de 2024 do AZERBEIJÃO e até serem INFINGIDOS E MOSNTROS de telefonarem a pedir FALSAS “desculpas” ESFARRAPADAS SEM ADMITIR o que fizeram! É MONSTRUOSO por demais! E ainda vir-se a PROVAR mais uma vez como MAGDA GAMA estava CERTA e quem queria negociar paz e tréguas pelo natal de 2024, AFINAL QUERIA ERA EXACTAMENTE O OPOSTO E ATACOU a MINHA PÁTRIA ADOPTIVA A UCRÊNIA E KIEV!

    AFINAL o LABREGO OBESO MÓRBIDO MONSTRO da hungria FOI TRAZER MENTIRAS mais uma vez DE kremlin!!!!! IIIIIIRRRRRR RRRRRRA AINDA BEM QUE ESTÁ A ACABAR A PSICOPATIA-ALDRABICE- orban- SOCIOPATA- MANIPULADOR! e AMANHÃ COMEÇA A DA polónia!

    E NINGUÉM NO SEU PERFEITO JUÍZO NEGOCEIA COM ASSASSINOS-MONSTROS-PSICOPATAS-SOCIOPATAS do kremlin……..a NÃ ser do MESMO ESTILO como trump e chinês, ou RALÉ DEFUNTO de primeiro-ministro da eslováquia (OUTRO VIGARISTA MENTIROSO COMPULSIVO!)!

    AINDA NINGUÉM viu O MAIS QUE ÓBVIO: vladivostock a lisboa e SÓ E APENAS MENTIRAS E PROGANDA FALSA DE INFINGIDOS/AS, MANIPULADORES ANDAM por kremlin à estilo vladimir putin…………. A ESTA COISA JÁ LHE TIREI FOTO HÁ MUITO PÁ!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.