Não há registo de feridos, mas houve vidros e portas partidas. Portugal vai apresentar protesto formal contra Moscovo: é “absolutamente inaceitável”, diz Rangel.
A chancelaria da embaixada de Portugal em Kiev foi danificada esta madrugada por ataques russos, avançou o Ministério dos Negócios Estrangeiros, que confirmou que Portugal vai apresentar um protesto formal à Rússia.
O Governo português “condena “de forma veemente os ataques desta madrugada” à capital ucraniana, “que causaram danos materiais em diversas missões diplomáticas, incluindo a chancelaria da Embaixada de Portugal”, lê-se no comunicado.
Além disso, o encarregado de negócios da Federação Russa “foi já chamado ao Ministério dos Negócios Estrangeiros para que seja apresentado um protesto formal junto da Federação Russa“, acrescentou o Palácio das Necessidades.
A diplomacia portuguesa considera “absolutamente inaceitável que qualquer ataque possa visar ou ter impacto em zonas de instalações diplomáticas”.
O ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, já reagiu: o ataque é “obviamente altamente condenável”, disse, repetindo quase na íntegra o comunicado do ministério: “é absolutamente inaceitável que possa haver ataques que possam ter impacto ou visem instalações diplomáticas”, reiterou.
Rangel avança ainda que “houve um ataque muito intenso da Federação russa à cidade de Kiev” e que, “numa das explosões”, houve impactos “nas instalações diplomáticas de vários países”, entre os quais Argentina, Albânia ou Montenegro, além de Portugal.
“Não há nenhum dano pessoal. Há danos materiais, que também são ligeiros: janelas partidas, portas que ficaram afetadas”, detalhou o ministro.
ZAP // Lusa
Guerra na Ucrânia
-
20 Dezembro, 2024 Embaixada portuguesa atingida pela Rússia em Kiev
-
18 Dezembro, 2024 Cena de filme: café na Ucrânia tornou-se símbolo de resistência
É expulsar os funcionários russos em Portugal e encerrar a embaixada ou instalações deles e cortar relações diplomáticas. Portugal não precisa de ter terroristas no seu território.
O que é que esse mongo queria?
Pronto, agora é que a Russia se lixou.
Portugal vai-se meter e vai enviar as traineiras ” amor de mãe” e “saudades da minha terra” e a guerra vai acabar num instante.
Como daquela vez que enviaram para Timor?
A Russia não atacou o local foram os estilhaços causados pela destruição dos misseis que lá foram parar é uma situação diferente!
Contra os canhões, marchar, marchar… Agora é que os russos vão sofrer a sério com a nossa capacidade de retaliação…. já estão todos a tremer (mas é do frio…)
Russo bom é russo morto!