“Que escolham qualquer instalação: estamos prontos”, disse presidente russo. Mas está “preocupado” com a subida de preços.
O Presidente russo, Vladimir Putin, desafiou os Estados Unidos esta terça-feira para uma espécie de duelo em Kiev entre o novo armamento hipersónico russo e os sistemas de defesa antimíssil ocidentais.
“Que escolham qualquer instalação para atacarmos, digamos, em Kiev. Que concentrem aí todos os seus sistemas antiaéreos e antimísseis. E nós atacaremos com [um míssil] Oreshnik”, afirmou, citado pela agência espanhola EFE.
“Veremos o que acontece. Estamos prontos para essa experiência”, disse Putin durante a sua conferência de imprensa para fazer o balanço do ano, vista pela televisão por milhões de russos.
A Rússia usou recentemente pela primeira vez os mísseis hipersónicos Oreshnik contra a Ucrânia e tem afirmado que nenhum sistema de defesa antiaérea ocidental é capaz de enfrentar a nova arma russa. Um novo ataque com o mesmo míssil pode acontecer já nos “próximos dias”, informou no passado dia 13 um oficial dos EUA, sob anonimato, em declarações à Associated Press.
“Estamos a enviar sinais e esperamos que o último, há duas semanas, o sinal com o novo sistema de armas chamado Oreshnik… tenha sido levado a sério”, disse o ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergey Lavrov no início do mês.
“O que é desagradável é a subida dos preços”
O Presidente russo reconheceu que a inflação galopante na Rússia é um “sinal preocupante”, mas procurou tranquilizar os russos sobre as perspetivas da economia do país em guerra há quase três anos.
“A inflação é um sinal preocupante”, admitiu Putin nos primeiros minutos da sua grande conferência de imprensa anual, citado pela agência francesa AFP.
A taxa de inflação acelerou para 8,9% em novembro, enquanto as autoridades têm como objetivo oficial uma subida de 4% dos preços.
A inflação deverá aproximar-se dos 9% até ao final do ano, depois de quase 7,5% em 2023, ano em que a Rússia invadiu a Ucrânia, e 12% em 2022.
“O que é desagradável e mau é a subida dos preços. Mas espero que, se os indicadores macroeconómicos se mantiverem, consigamos fazer face à situação”, disse Putin.
“A situação da economia russa no seu conjunto é estável, apesar das ameaças externas e das tentativas de a influenciar”, afirmou, aludindo às sanções ocidentais por causa da guerra contra a Ucrânia.
A moeda russa está no seu ponto mais fraco em relação ao dólar e ao euro desde março de 2022, com o dólar a ser atualmente negociado a mais de 100 rublos.
Putin afirmou que espera que o PIB aumente “3,9%, talvez 4%” no final do ano, mas o BCR prevê um forte abrandamento no próximo ano, com um crescimento entre 0,5% e 1,5% previsto para 2025.
O diretor-executivo do principal banco russo, o Sberbank, German Gref, alertou recentemente para os “sinais significativos de abrandamento” da economia e “o perigo de estagflação”, quando ocorre em simultâneo uma inflação elevada e um crescimento muito fraco.
“A situação é difícil. Toda uma série de mutuários vai encontrar-se numa situação difícil, os bancos vão estar numa situação difícil”, afirmou num fórum sobre investimento em 6 de dezembro.
ZAP // Lusa
Guerra na Ucrânia
-
19 Dezembro, 2024 Putin desafia EUA para duelo de mísseis: “escolham o lugar e veremos o que acontece”
-
18 Dezembro, 2024 Cena de filme: café na Ucrânia tornou-se símbolo de resistência
Que tal fazerem o duelo em Moscovo?
Fdx ao que estamos entregues, estes palhaços a medir pilas como se não houvessem milhões de vidas em jogo.
Como um paspalho desses dirige um país poderoso como a Rússia? Ah, o que posso falar? Afinal, sou brasileiro.
Nem me fale dos brasileiros e de certos MALDITOS pró-russos/as que por lá fazem POLUIÇÃO a defender COISAS como a da foto e MALDITOS no kremlin……..! Já me bastou no youtube ver essa MALDITA POLUIÇÃO A DEFENDER MONSTRO da foto! Só de me lembrar dá-me REFLUXO GÁSTRICO!
Século XXI. E agora aparece um troglodita russo do século 300 antes de Cristo. Deixa o pessoal em PAZ. Dasssses.
Eu bem escolhia o lugar: o Kremlin com o fdp lá dentro.
E já agora colocava lá um sistema anti-missil avariado.
Adorava ver o que acontecia…
Ainda dão tempio de antena nos meios de comunicação social tradicionais e nas redes sociais ocidentais a TAL NOOOOOOJJJJOOOO putin do kremlin? QUE VERGONHA! Já agora como vai a MINHA CADELA PREFERIDA LABRADORA lavrov? E como vai PESCADA MARMOTA no kremlin pescov? Dizem que pescada NADA CARA pelo natal PÁ! Afinal é PESCADA À CADELINHA LABRADORA A CEIA DE NATAL no kremlin!
Porque será que ODEIO estas MONSTRUOSIDADES LUNÁTICAS made in kremlin e NEM as posso ver ou ouvir mais?
E VIVA A MINHA PÁTRIA ADOPTIVA A UCRÂNIA E O POVO UCRANIANO E VIVA TDOS OS políticos UCRANIANOS como Zelenksy e outros/as e os MILITARES E PROFISSIONAIS DE SAÚDE ENTRE OUTROS/AS QUE ESTÃO NA LINHA DA FRENTE A DEFENDER A UCRÂNIA E A EUROPA! E a MINHA PÁTRIA ADOPTIVA A UCRÂNIA JÁ DEVERIA ESTAR NA união europeia e nato, pra ONTEM!
O energumeno está louco! Estamos no limite da irracionalidade.
Já faltou mais para ver o Putim, Lavrov, Pescow e mais alguns pendurados pelo pescoço, pelo seu próprio Povo.
A História repete-se com os ditadores e o Mundo está a começar a ficar farto.
Nessa lista falta a Maria Zakharova (e mais), a propagandista do kremlin da Moskovia!