Em Portugal, os preços subiram 10% ao longo de um ano mas, mesmo assim, estamos abaixo da média europeia.
Comprar casa em Portugal está mais caro do que estava há um ano. Mais concretamente 10% mais caro.
No relatório desta segunda-feira que o Idealista enviou ao ZAP, vê-se que no final de Novembro comprar casa custava 2.783 euros por metro quadrado, tendo em conta o valor mediano.
Comprar casa em Portugal não está ao alcance de muitos, os preços estão cada vez mais “loucos”, como se ouve dizer. Estes números do Idealista não surpreendem.
No entanto, o que pode surpreender é a comparação com os outros países da Uunião Europeia.
O relatório mais recente do Eurostat sobre os preços da habitação revela que, entre 2010 e o segundo trimestre deste ano, na União Europeia, comprar casa ficou em média 52% mais caro; as rendas subiram 25%.
Os números confirmam a subida incrível dos valores das casas em Portugal, nesse período: mais do que duplicaram (+106%).
Mesmo assim, ainda estamos atrás de vários países: a “campeã” Estónia registou uma subida de 232%, à frente da Hungria (218%). Ou seja, os preços das casas mais do que triplicaram nestes dois países, em 14 anos.
À frente de Portugal ainda estão: Lituânia, Letónia, Chéquia e Áustria. Ou seja, 7.º lugar nas subidas para Portugal.
Apesar deste lugar de relevo nas subidas, as casas em Portugal custam menos do que a média da União Europeia. Estamos mesmo nos 10 países com valores médios mais baixos, com um nível de 79,8 (sendo que a média da União Europeia, o ponto de comparação, é 100).
O canal Euronews mostra que a média mais alta no preço das casas é na Suíça, com mais do dobro (212.1) do que a média europeia. O valor mais baixo é na Bulgária, com 39.1.
Ao longo destes 14 anos, só houve um país da União Europeia onde o preço médio das casas desceu: Itália (-5%).