Furacão Milton provocou onda de fake news que até destruiu o Disney World

CV X

Imagem de IA usada para espalhar fake news sobre suposta destruição do Disney World durante furacão Milton.

Imagem de IA usada para espalhar fake news sobre suposta destruição do Disney World durante furacão Milton.

As redes sociais foram inundadas por informações falsas sobre o furacão Milton. Desde teorias da conspiração culpando o Governo e os meteorologistas pelas tempestades, até à destruição fictícia do parque Disney World.

O fenómeno das fake news foi especialmente complicado para os responsáveis da Protecção Civil norte-americana que tentaram ajudar as pessoas enquanto o furacão Milton arrasou a Flórida, causando grande destruição e mortes.

Alguns meteorologistas chegaram a reportar ameaças de morte por tentarem desmentir fake news nas redes sociais. Mas as teorias da conspiração sucederam-se, com acusações ao Governo e aos democratas de serem os responsáveis pelo furacão, por poderem controlar o clima.

Chegou a dizer-se que os meteorologistas provocam as tempestades com lasers especiais!

Mas redes sociais como o Tik Tok e o X também foram inundadas com imagens falsas da destruição do parque Disney World em Orlando, na Flórida.

Geradas por Inteligência Artificial (IA), estas imagens mostram o parque inundado e com elevados estragos. E acabaram por ser partilhadas por agências de notícias russas e por influencers da direita mais radical que as deram como verídicas.

Um olhar mais atento permitiria detectar facilmente a falsidade, uma vez que não há uma coincidência entre os edifícios reais e os que aparecem nas imagens.

Mas nem é preciso conhecer o local para perceber a mentira – fazendo um zoom às imagens podem ver-se ângulos estranhos que indiciam logo que são criações da IA.

Apesar disso, contas associadas ao grupo QAnon chegaram a insistir que a destruição do Disney World iria revelar, finalmente, a verdade sobre o tráfico de crianças devido à suposta inundação dos túneis que existem por baixo do parque e que são usados para as performances teatrais que ocorrem no local.

Teorias da conspiração argumentam que estes túneis servem realmente para cometer crimes horríveis, inclusive o tráfico de crianças.

O parque foi obrigado a encerrar devido à violenta tempestade, mas até já estará a funcionar de novo, segundo os media norte-americanos.

Deste modo, não terá sequer sofrido estragos significativos devido ao furacão Milton – para conforto de todos os fãs do universo Disney.

Susana Valente, ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.