O bunker, localizado no Reino Unido, foi concebido para abrigar três observadores no caso de um ataque nuclear. Vai ser leiloado esta quinta-feira, com as licitações a começar nos 18 mil euros.
Para os que estão intrigados com a ideia de possuir um abrigo antiatómico, um bunker nuclear do Reino Unido da época da Guerra Fria está prestes a ser leiloado, com licitações a partir de perto dos 20 000 euros. O ROC Nuclear Bunker, situado perto de Sedbergh em Cumbria, Inglaterra, é uma oportunidade única para os compradores.
Construído na década de 1950 pelo agora extinto Royal Observer Corps, este bunker fazia parte de uma rede concebida para monitorizar aviões hostis e potenciais ataques nucleares. Os bunkers foram desativados no início da década de 1990, com o fim da Guerra Fria.
A SDL Property Auctions, a leiloeira, refere que este local em particular destinava-se a acomodar três observadores durante um ataque nuclear, fornecendo-lhes comida, água, telefone fixo e comunicações via rádio durante 14 dias.
O bunker, parcialmente escondido pela folhagem, é acedido através de uma escotilha metálica com fecho e de uma escada metálica de 40 pés. Apesar da sua idade, o interior mantém-se em bom estado graças a uma recente renovação.
Embora não tenha janelas, luz natural e comodidades básicas, como uma casa de banho ou água corrente, o espaço inclui assentos, um fogão a lenha e uma área de armazenamento com bens essenciais.
A propriedade inclui ainda um terreno com estacionamento seguro e um pequeno armazém acima do solo. O bunker é descrito como tendo potencial para ser um refúgio de fim de semana único ou até mesmo um arrendamento no Airbnb.
O Bunker Nuclear ROC será leiloado com um preço de orientação entre 15 mil e 20 mil libras (aproximadamente entre 18 mil e 24 mil euros). A licitação abre esta quinta-feira, 25 de julho, às 9 horas.