Campeã europeia eliminada nos oitavos. Há uma nova maldição

Laurence Griffiths / EPA

Jogadores italianos celebram a conquista do Euro 2020

A Suíça continua sem perder no Euro 2024. Este sábado, carimbou a passagem aos quartos-de-final, ao derrotar a Itália. Desde que a competição tem oitavos-de-final (2016), a campeã em título cai sempre nesta fase da prova.

A campeã em título Itália foi eliminada pela Suíça, depois de uma derrota por 2-0, este sábado, no Estádio Olímpico de Berlim.

É o terceiro Euro consecutivo em que o campeão cai nos oitavos-de-final.

Por outras palavras, desde que o Euro se joga com 24 equipas e, portanto, há oitavos-de-final, a campeã em título cai sempre nesta fase.

Em 2016, Espanha era a detentora do título e perdeu nos oitavos contra a Itália. Em 2020, o campeão era Portugal e caiu, na mesma fase, frente à Bélgica. Agora, foi a vez da Itália.

Num estádio que tantas alegrias lhes deu em 2006, com a conquista do Mundial, os italianos caíram aos pés de uma Suíça que não ganhava à Itália desde 1993.

De acordo com o Playmaker do Zerozero, a Itália mão sofria mais de um golo num jogo do Euro, desde a final perdida frente à Espanha em 2012 (4-0).

Curiosamente, com esta eliminação da Itália, o jogo supramencionado continua a marcar algo inédito – foi a única vez em que o título de campeão europeu foi revalidado (pela Espanha).

A Suíça segue para os quartos-de-final, onde espera por Inglaterra ou Eslováquia.

No outro jogo do dia, a anfitriã Alemanha eliminou a Dinamarca, com uma vitória por 2-0, no Signal Iduna Park, em Dortmund. Segundo o Playmaker, a Alemanha tornou-se a primeira seleção a chegar às 30 vitórias em Euros.

Miguel Esteves, ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.