“Três ou quatro pessoas” chegam numa carrinha e capturam felinos com uma rede. Depois, levam-nos “não se sabe para onde”. Colónias já perderam centenas de gatos desde o mês passado.
Cuidadores de colónias de gatos CED (Capturar – Esterilizar – Devolver) no Barreiro, distrito de Setúbal, denunciaram esta terça-feira o rapto de centenas de gatos por um ou vários grupos de cidadãos não identificados.
Os raptos de gatos, alguns testemunhados por cuidadores, têm sido levados a cabo por um ou mais grupos de cidadãos. Munidos de redes, essas pessoas têm feito várias capturas que reduziram drasticamente o número de felinos em diversas colónias do Barreiro, disse à Lusa a cuidadora de animais Anabela Oliveira.
“Junto de algumas colónias de gatos começou a aparecer uma carrinha com três ou quatro pessoas que capturam alguns felinos com uma rede e que depois os levam não se sabe para onde”, disse Anabela Oliveira.
Desde o passado mês de maio, já terão desaparecido centenas de gatos das colónias.
“Há colónias que tinham mais de 60 gatos e que estão com 30, outras que tinham 20 e agora só têm seis ou sete”, frisou.
Vi agora a notícia de que alguém anda a raptar gatos no Barreiro e já há centenas de desaparecidos. Há umas 2 ou 3 semanas que os gatos aqui da praceta desapareceram quase todos, e sempre pensei que a câmara os tivesse levado para o gatil ou assim. Agora penso o pior.
— Alienígena (@DiogoMR123) June 25, 2024
Há testemunhas, mas…
Anabela Oliveira garantiu haver testemunhas de vários desses raptos de gatos, mas que nenhuma dessas testemunhas conseguiu ainda anotar a matrícula do veículo, ou dos veículos envolvidos, para comunicar às autoridades competentes.
Contactada pela agência Lusa, fonte da Câmara Municipal do Barreiro disse que a autarquia teve conhecimento dos alegados raptos de gatos através de diversos grupos de uma rede social e do contacto de uma cuidadora através da linha de adoção de animais.
A Câmara do Barreiro promete sinalizar estes casos de alegados raptos de animais junto da PSP e lembra que não tem competências de investigação.
Por outro lado, a autarquia barreirense apela aos cuidadores que têm conhecimento direto destes casos, para que eles próprios os comuniquem às autoridades.
ZAP // Lusa
Já foram ver restaurantes? Com aumento de comunidades em que comer gato é normal…..Só a dizer.
Será que esta fauna tem valor Economico ? ……..Já vou desconfiar do produto quando vou comprar un Coelho no Talho ! . No entanto os Ratos agradecem !
As colónias de gatos facilitam a prática desse crime, a propósito, quando é que os Executivos de diversas Autarquias serão responsabilizados pelos crimes de mutilação e castração dos felinos?
Venham para a freguesia de Palmela, onde há muitos gatos vadios/bravios para serem recolhidos. Por lei TODOS os gatos deviam ter “chip” o que corresponde a ter um “dono”. Quem é o dono desses gatos das “colónias” ?
@Figueiredo
De que crimes de mutilação e castração está a falar? Da prática de capturar e castrar as gatas e marcá-las (com um pequeno recorte numa das orelhas, para que não sejam capturadas de novo) para impedir que se reproduzam de forma descontrolada e depois tenhamos ninhadas inteiras a morrer de fome, de doença ou de ambas? De que está a falar ao certo caro Figueiredo??
@Logo eu
De acordo com o seu post, são gatos vadios/bravios, logo, não têm chip ou dono. E o que quer dizer com as “” em colónias?? Alguma teoria da conspiração, sem dúvida. Não seja básico!
Em suma, a Câmara do Barreiro está-se nas tintas! A actual mania de capturar gatos vadios e de os castrar, vai levar a que muito depressa os gatos deixem de existir em Portugal e se tornem um produto de luxo para quem os quiser ter. Temos de agradecer ao PS e ao Serzedelo por essa péssima e massacrante lei, que está a dizimar os gatos portugueses.
Dada a zona onde isto acontece, penso que poderão ter sido enviados para a Rússia para lutarem na guerra contra a Ucrânia.