A sua voz (e a sua cara) vão cometer as novas burlas bancárias

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ZAP // Freepik; NightCafe Studio

Inteligência Artificial ajuda os dois lados: clientes e criminosos. Repete-se o aviso: é central “dotar as pessoas de conhecimento”.

As tentativas de burla, consumadas ou não, até há uns anos eram feitas pessoalmente. Ou, no máximo, por telefone.

A tecnologia de hoje, e agora ainda mais com a Inteligência Artificial (IA), ajuda os clientes… e os criminosos.

As tentativas de burla e de fraude bancárias (e não só), sobretudo por telemóvel e internet, continuam a ser assunto frequente. E as ideias para concretizar esses crimes, aparentemente, também nunca acabam.

“Os benefícios da Inteligência Artificial serão sempre maiores do que os riscos. Os algoritmos de prevenção de transacções fraudulentas, que utilizamos desde 1997, têm evoluído de forma exponencial. Hoje conseguimos ver a probabilidade de uma transacção ser fraudulenta”, começa por dizer Gonçalo Santos Lopes, director-geral da VISA Portugal.

No entanto, o responsável pela VISA admite que a IA é um “acelerador da prevenção” e, ao mesmo tempo, “acelerador do risco e da fraude”.

“A indústria da fraude mudou. Hoje em dia, os criminosos estão a atacar directamente os consumidores“, continua, no Expresso.

Então, o que se pode fazer? “A única forma de prevenir é dotar as pessoas de conhecimento“, respondeu Gonçalo.

É uma dica que encaixa com o que um bancário comentou com o ZAP, noutro contexto: falta literacia financeira a muitos portugueses (algo que até poderia ser ensinado na escola).

Mas o director da VISA deixou um aviso para o futuro próximo: as burlas vão ser mais elaboradas e mais pessoas podem ser enganadas.

Porque a base será outra, mais credível para quem está a ouvir ou ler: a voz e/ou a imagem da própria pessoa vão ser as protagonistas nas mensagens dos criminosos.

“Infelizmente vamos ver uma aceleração neste tipo de burlas, umas mais elaboradas do que outras: as pessoas próximas de nós vão passar a receber mensagens de voz ou de vídeo, de alguém que se está a fazer passar por nós“.

Vem aí um “futuro desafiante” e, nos pagamentos, “temos de estar conscientes destas ameaças e preparar e lançar novos produtos, novas soluções que evitem e combatam estas ameaças”.

ZAP //

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5 Comments

  1. Ninguém dá nada a outro sem pretender um reembolso. Eliminar simplesmente tudo o que seja duvidoso (e-mails, SMS, etc.) e enviar cópia para a Polícia Judiciária.

  2. Pois é ninguém dá nada a ninguém na realidade é bem verdade de que também eu não consigo pagar a merda de uma taxa de 3 euros para receber a minha pensão de que a Caixa Geral de Depósitos me está a lixar bem lixado e depois vocês todos querem que uma pessoa seja boa para todos mas se o meu caso não for resolvido eu vou deixar de fazer os ajustes frequentes que todos os dias eu questumo.fazer pois isso vai acabar enquanto

  3. Isto assim não dá porque afinal o governo deu autorização para a minha pensão e não me estão a ajudar em nada porque de o quando uma pessoa quer pagar álguma taxa com o meu cartão Bancário da Caixa Geral de Depósitos aí me rejeitam os pagamentos onde até a Caixa Geral de Depósitos vai ter muitos problemas por causa disto comigo ninguém brinca porque eu me vivo dessem dinheiro e a Caixa não me está ajudando em nada praticamente em nada mesmo onde me comeso a estar muito arliádo com isto tudo e por causa disto se pagam todos pela mesma merda comigo a partir de agora vai ser assim

  4. Não serve de nada reencaminhar e-mails para a Polícia Judiciária, mais vale contactar telefonicamente logo na hora que se recebe o e-mail, porque em caso de reenvio o link malicioso perde-se

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