Um no Conselho Europeu, outro na Comissão Europeia. Dois antigos líderes de Governos em Portugal, na (eventual) corrida a outro patamar.
António Costa ainda era primeiro-ministro e já se falava, muitas vezes, sobre a possibilidade de rumar a um cargo de topo na Europa.
Aliás, na sua última tomada de posse, o presidente da República até deixou um “recado” a Costa, avisando que o mais correcto seria liderar o Governo até 2026 – algo que não aconteceu, mas por outros motivos.
Mais concretamente, o agora antigo primeiro-ministro é constantemente apontado como o próximo presidente do Conselho Europeu, sucedendo a Charles Michel.
Michel, que vai sair da presidência daqui a cinco meses, esteve em Portugal na semana passada mas não comentou esse assunto.
Um assunto que já apareceu até nos debates e na campanha para as eleições europeias. Até agora, só o PS diz publicamente que apoia Costa na (eventual) corrida à liderança do Conselho Europeu.
E é um assunto que pode nem ser assunto: é que António Costa ainda nem disse se é candidato ao cargo.
Passos Coelho?
Mas, no meio de todos estes “se”, aparece agora outro nome: Pedro Passos Coelho.
A “reflexão” foi deixada por José Manuel Mestre: “Estamos todos convencidos de que António Costa será, se for, o único candidato português a um lugar de topo europeu. Mas vou deixar aqui uma dica: pode não ser”.
O jornalista de política apresentou o cenário: Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, poderá ser a próxima secretária-geral da NATO.
O nome do sucessor de Jens Stoltenberg (mandato termina em Outubro deste ano) ainda não é conhecido, mas a hipótese von der Leyen “não está excluída”, apesar de Ursula von der Leyen estar oficialmente concentrada na continuidade na presidência da Comissão Europeia.
Mas, caso a política belga deixe o cargo actual… “Atenção a Pedro Passos Coelho. Pode ser indicado e aí deixa António Costa pelo caminho. Fica a reflexão, se será António Costa ou Pedro Passos Coelho a ser indicado pelo Governo português para uma função de topo europeia”, analisou, na rádio Observador.
Pedro Passos Coelho foi primeiro-ministro de Portugal entre 2011 e 2015. Afastou-se da política no início de 2018, fazendo poucas aparições desde então.
O Passos Coelho tem de ficar quietinho no seu buraco, já prejudicou os Portugueses o suficiente.
Tem outra alternativa que é concorrer às telenovelas da SIC, pode ser que agora consiga um personagem de vilão!
Um zé ninguém, colador de cartazes e sonegador de impostos que chegou a 1º ministro, nem sabe bem como (levado ao colo pelo padrinho ângelo correia). Meritocracia, dirão uns, o perfeito parasita (in)útil digo eu!
O futuro do Passos é mas é em Africa, de onde veio.
O Costa é ir lá para as suas raízes.
Mais uma “”noticia”” para o teto!!!!
Ainda se fosse : Coelho enfia Costa na Prisão!”!!
Isso seria noticia!!!
Agora festinhas nos duplos… das!!!
So espero que o Costa perca…, depois de andar a encharcar Portugal com centenas de milhares de Imigrantes, tudo isto, para ficar bem visto em Bruxelas!. Quanto a Ursula ir para a NATO, sempre pensei que fosse o Mark Rutte…
Com un Artigo destes , é momento de dizer “vem aí o Diabo” ! …..então que venha e escolha Ele .
Passos Coelho será melhor para substituir ‘Michel O Malcriado’.
Assim quase não se vai notar a diferença
Nem era mal pensado…agora que falam nisso!!
Muito me admiraria se a UE chamasse o Costa para um lugar de relevo. É bom lembrar que as «coisas» estão muito agitadas pelo mundo fora e o Costa não tem mais peso do que o próprio Portugal: tem menos do qe mais!!!
Ursula von der Leyen não é belga. É alemã.
No que me diz respeito, nem um, nem outro: ambos me lixaram! Que vão trabalhar, depois do que fizeram ao país não merecem tacho na Europa.
Seria uma bela e poética demonstração de que o karma tarda mas não falha.
Fico impressionado com os comentários demonstrando amnésia em relação ao Paços Coelho…
Porque é que ele teve que aumentar os impostos, cortar nos salários e pensões?
Qual será o Presidente que gostaria de aumentar impostos?…
Na “nossa casa” o orçamento tem que ser gerido consoante o rendimento familiar, se fizermos créditos e não os pagarmos atempadamente, corremos o risco de sermos penhorados… penso que “para bom entendedor, meia palavra basta”!
Quem é Passos Coelho?
Um garoto obediente e focado em ser um eterno medíocre “bom aluno” juntamente com outra mediocridade caseira, o irremediável Sr. Silva!
Duas personalidades rasteiras, estavam a hora e no lugar, mas mérito nunca estiveram nem tiveram, serão recordados pelo mal que fizeram ao povo, ao menos o Costa melhorou claramente a vida dos mais frágeis e fez doutrina, esse merece ir liderar a Europa que só ganhará com ele o que os nabos gananciosos portugueses querem evitar cá na parvónia!