O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, chegou hoje a um acordo com a República de Trinidad e Tobago para trocar petróleo e asfalto por produtos de primeira necessidade, papel higiénico e gasolina.
O acordo teve lugar durante uma visita de 24 horas do chefe de Estado venezuelano a Trinidad e Tobago, que segundo a primeiro ministra do país, Kamla Persad Bissessar, permitiu aprofundar «o forte laço de amizade e cooperação» existente entre ambos os Estados.
Durante uma conferência de imprensa em Port of Spain, à margem do encontro, Kamla Persad Bissessar explicou que foram abordados ainda temas relacionados com «diversas áreas de interesse mútuo», entre eles a situação dos trinitários detidos na Venezuela.
Por outro lado, precisou, ficou resolvido o pagamento de 10 milhões de dólares que o Governo da Venezuela deve à companhia aérea estatal Caribbean Airlines, por capitais gerados durante as vendas de 2013 e 2014.
Segundo a imprensa venezuelana, Caracas importa de Trinidad e Tobago gasolina, partes de máquinas, aparelhos de ar condicionado, peças de reposição para refrigeradores, produtos de higiene pessoal e cimento.
Por outro lado envia para Port of Spain petróleo crude, gasóleo, combustível de aviação, condutores eléctricos e produtos de ferro.
Ambos os responsáveis assinaram ainda um acordo para a cooperar conjuntamente na exploração de jazidas de gás natural na zona de fronteira entre ambos países.
/Lusa
A venezuela vai cair de podre…já está madura tempo demais..heheheh aonde chegam países desgovernados por esquerdistas e loucos…