Há duas razões para este resultado eleitoral, segundo António Costa

2

Nuno Veiga / Lusa

O secretário-geral do Partido Socialista (PS), Antonio Costa.

António Costa não seguro do desfecho das eleições legislativas desta noite, numa altura em que AD e PS estão taco a taco a lutar pela vitória. Mas tira o peso de eventual derrota de Pedro Nuno Santos e assume ele as culpas.

“Se for preciso algum responsável, estou cá eu para assumir responsabilidades“, disse António Costa à saída do Hotel Altis, em Lisboa, onde está concentrada a comitiva do PS à espera do resultado final das eleições legislativas desta noite.

Nesta altura, a AD e o PS estão a disputar a vitória deputado a deputado e o primeiro-ministro demissionário admite que “o resultado está muito aquém do resultado de há dois anos, do que desejávamos”, mas também “das sondagens” e das “previsões à boca da urna que davam vitória sólida da AD”.

Perante a divisão de votos entre os dois partidos, “tudo indica que não é provável que hoje se saiba o resultado rival“, salienta Costa, acrescentando que “provavelmente, não será hoje que vamos ter o resultado final destas eleições”.

Os dois factores que explicam o resultado eleitoral

Certa é a “subida fortíssima do Chega”, como admite Costa, sublinhando que “é fundamental todos nós analisarmos esse resultado eleitoral, para tentarmos compreender o que esta subida tem de estrutural, de mudança de fundo na sociedade, e o que possa resultar de umas eleições que aconteceram num quadro conjuntural atípico”.

“Temos a noção de que estas eleições ocorreram depois de dois anos de crise inflacionista que o país não vivia há 30 anos, isso criou mal estar geral”, destacou António Costa.

O primeiro-ministro demissionário também destacou “o facto destas eleições terem ocorrido numa situação de sobressalto de dúvidas judiciais por esclarecer”. Por isso, realça que tudo aconteceu num “caldo de cultura próprio para o populismo“.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

2 Comments

  1. Os portugueses tem uma memória muito fraca!
    Esqueceram se do IUC, da compra de ações do CTT, do SNS, das mentiras! Tenha vergonha Tony

  2. Antonio Costa disse “é fundamental todos nós analisarmos esse resultado eleitoral, para tentarmos compreender o que esta subida tem de estrutural, de mudança de fundo na sociedade, e o que possa resultar de umas eleições que aconteceram num quadro conjuntural atípico”.
    É Fácil responder , o Povo está farto de ser Roubado por estes Políticos do PS e PSD e de ver a Justiça a safar os Grandes e a prender os pequenos , estão fartos de ver Políticos a desviarem dinheiro e a meterem na Politica somente amigos, não votei CHEGA nem nunca votarei mas sei que muitos amigos meus votaram porque estão fartos de ser chulados pelo PS e PSD não quer dizer que o CHEGA seja melhor mas depois assim como votaram nele podem não votar

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.