//

Chef italiano leva gastronomia portuguesa ao topo do mundo

1

(dr) vilajoya.com

O o austríaco Dieter Koschina, chef executivo do Hotel Restaurante Vila Joya

O o austríaco Dieter Koschina, chef executivo do Hotel Restaurante Vila Joya

Andre Miacola pode até ser italiano, mas o ‘chef’ no restaurante Vila Joya, em Albufeira, vai ser o único a levar os sabores portugueses à final ibérica do concurso S. Pellegrino Young Chef 2015, esta segunda-feira, em Barcelona.

O jovem chef italiano Andre Miacola foi escolhido pelo ALMA, um centro italiano de formação internacional de cozinha, de entre um lote de 3.000 candidatos, e vai competir em Barcelona com nove jovens chefs espanhóis pelo título ibérico, que lhe daria o direito a lutar na final mundial, em junho de 2015, em Milão.

Andrea realçou à Agência Lusa que vai levar à final ibérica pratos inspirados na sua passagem por Portugal, mas “com um toque italiano”.

“Em Barcelona vou mostrar todo o tempo que passei em Portugal, tudo o que absorvi neste tempo. Aprendi novas técnicas na cozinha, também no que toca a pastelaria, e vou interpretá-las com um toque italiano”, disse o chef italiano.

“Os produtos portugueses são muito bons para alta cozinha e especiais. Agora que os provei vou tentar reinterpretá-los com um toque italiano”, acrescentou.

d.r. bacoyboca.com

O chef italiano Andre Miacola lidera uma das estações da cozinha do Vila Joya

O chef italiano Andre Miacola lidera uma das estações da cozinha do Vila Joya

Para o prato que vai apresentar na final ibérica em Barcelona, Andrea escolheu um fruto que associa à sua passagem por Portugal.

“Nas meias-finais vou colocar no centro do meu prato a anona, que provei pela primeira vez em Portugal. Gostei imediatamente do aspeto do seu interior, carnoso, mas fiquei ainda mais intrigado quando li acerca das características nutritivas da anona, as suas propriedades antioxidantes e anti-cancerígenas”, realçou Andrea.

O chef italiano, que lidera uma das estações da cozinha do Vila Joya, cujo ‘chef’ executivo é o austríaco Dieter Koschina, disse que “sente uma responsabilidade acrescida por representar Portugal”.

“É uma terra que me acolheu como se fosse um velho amigo. Aqui senti-me em casa, mas sem nunca me esquecer de onde venho“, salientou o cozinheiro italiano, acrescentando que considera “muito enriquecedora a sua passagem” pelo Vila Joya, de Albufeira, onde conseguiu crescer como profissional da cozinha.

“Quando estava em Itália sempre ouvi falar do Vila Joya, que está no ranking dos 50 melhores restaurantes do mundo. Sempre quis trabalhar num lugar tão importante. É muito bom trabalhar numa cozinha onde estão tantos profissionais de sucesso de vários países, onde nos podemos comparar com eles e também crescer”, referiu.

/Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.