John Lennon é descrito como um pai violento, que batia no filho, num documento datado de 1968 e escrito no âmbito do divórcio do músico dos Beatle da sua primeira mulher, Cynthia.
Este documento, que revela o testemunho prestado pela empregada do casal à empresa de advogados de Londres Herbert Oppenheimer, Nathan and Vandyk, foi divulgado por uma casa de leilões e vai ser posto à venda no próximo mês de Março.
No texto que foi enviado à primeira mulher de John Lennon pelos advogados, e que ela conservou até à sua morte, em 2014, traça-se o perfil de um pai agressivo, de um marido infiel e de um homem com comportamentos imprevisíveis e consumidor frequente de drogas.
No documento de cinco páginas, Dorothy Jarlett, que era a empregada da casa, conta que o casamento de John Lennon com Cynthia começou a desmoronar em 1967, cerca de cinco anos depois de terem dado o nó.
Este testemunho, divulgado pelo jornal inglês Mirror, refere “discussões” durante a hora das refeições, quando “John parecia demasiado severo com [o filho] Julian e criticava a forma como ele se comportava à mesa”.
“Julian, que era uma criança muito sensível, ficava perturbado e a Senhora Lennon discutia com o senhor Lennon sobre isso”, conta a empregada, notando que o músico dizia que a mulher era “demasiado branda” com o filho.
“Ele não estava tempo suficiente com o filho, por causa da profissão, para saber como lidar com ele. Como resultado, muitas vezes, batia-lhe”, diz ainda Dorothy Jarlett.
A empregada conta também que John Lennon consumia cada vez mais droga e que deixava sacos de canábis espalhados pela casa. E revela ainda que descobriu John Lennon na cama com Yoko Ono, que veio a tornar-se na sua segunda mulher, quando a primeira esposa do músico estava em viagem.
O documento nunca foi tornado público porque John Lennon e Cynthia chegaram a um acordo de divórcio, antes de terem ido a tribunal. O músico entregou-lhe a custódia do filho e concordou pagar-lhe 100 mil libras.
A casa de leilões Omega Auctions, em Cheshire, oeste de Inglaterra, vai leiloar o documento no próximo dia 24 de Março com um preço base de licitação de cinco mil libras. No leilão serão vendidos outros objectos relacionados com os Beatles.
SV, ZAP
A chamada notícia idiota.