/

Russos a viver em Portugal podem ser impedidos de votar nas próximas eleições russas

1

E não é só em Portugal. Todos os consulados de países considerados “hostis” pela Rússia podem ver-se impedidos de apresentar mesas de voto aos cidadãos russos nas próximas eleições presidenciais de março de 2024.

Os consulados russos de países designados como “hostis” pelo Kremlin podem não ter o direito de organizar locais de votação para as próximas eleições presidenciais, deixando os cidadãos russos que vivem no estrangeiro sem nenhuma hipótese de votar.

As autoridades russas estão a considerar esta possibilidade como uma resposta a preocupações de segurança e uma diminuição no pessoal dos consulados num “número significativo” de países, avança relatório do jornal de negócios russo Vedomosti, que cita fontes diplomáticas.

Entre os 49 países “hostis” está Portugal, visto que todos os estados membros da UE, avança o portal Meduza, estão sujeitos a serem impedidos de permitir que cidadãos russos votem para manter ou afastar Vladimir Putin do comando do Kremlin.

Além dos estados membros, os EUA, a Grã-Bretanha, a Noruega, o Japão, a Suíça, o Canadá e a Coreia do Sul, entre outros, também são considerados “hostis” pelo Kremlin.

A porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Maria Zakharova, disse ao Vedomosti que a agência está “a avaliar a situação” e acrescentou que as autoridades russas estão atualmente a pedir aos países em questão para “garantir a segurança” e que uma “decisão sobre a organização da votação no exterior” será tomada posteriormente.

Fonte próxima ao Ministério dos Negócios Estrangeiros russo disse que uma decisão final será tomada até o final de janeiro.

Segundo sondagens oficiais dos últimos dias, 80% dos russos aprovam a gestão Putin, que preside o país desde 2000, com um intervalo de quatro anos (2008-2012) como primeiro-ministro.

Putin aspira a um novo mandato de seis anos, vistos por muitos como uma mera formalidade, uma vez que esmagou a oposição nos últimos anos.

“Cerca de 38 milhões de eleitores” terão a possibilidade de votar online nas eleições que se realizarão entre 15 e 17 de março de 2024, na Rússia, lembrou a presidente da comissão eleitoral Ella Pamfilova.

Os territórios ocupados pela Rússia no leste e no sul da Ucrânia também participarão nas eleições. Teoricamente, Putin pode permanecer no Kremlin até 2036, quando completará 84 anos.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.