“Último lembrete”; “haverá custos extras”; “IBAN número xxx”. O fisco alerta para e-mails fraudulentos sobre pagamentos em atraso, sobre o imposto de renda para 2022-2023.
A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) está a alertar para e-mails fraudulentos que estão a ser enviados a contribuintes sobre um “pagamento em atraso” pedindo-lhes que efetuem uma transferência bancária.
“A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) tem conhecimento de que alguns contribuintes estão a receber mensagens de correio eletrónico supostamente provenientes da AT, referentes um eventual pagamento em atraso, nas quais é pedido que se efetue uma transferência bancária”, refere a alerta de segurança publicado no Portal das Finanças.
Como faz habitualmente, a AT partilha um exemplo das mensagens fraudulentas que estão a ser enviadas sendo que, neste caso, é dito ao contribuinte que ele tem uma quantia em euros “sobre pagamentos tardios pelo imposto de renda para o ano 2022-2023“.
“Para evitar custos adicionais, pedimos que você pague isso imediatamente”, diz a mesma mensagem fraudulenta que acrescenta que aquele é o “último lembrete” e que depois “haverá custos extras”, pode ler-se.
A mensagem termina com a indicação do IBAN para o qual deve ser efetuada a transferência.
A AT sublinha que este tipo de mensagens são falsas e devem ser ignoradas, alertando o contribuinte para não efetuar a operação.
Desde o início deste ano, a AT já fez 11 alertas deste género.
// Lusa