Empresa pediu à ANACOM para não considerar nos seus registos de qualidade de serviço alguns dias condicionados pela meteorologia. Pedidos aceites.
A ANACOM – Autoridade Nacional de Comunicações aprovou, na semana passada, uma nova proposta sobre os indicadores de qualidade de serviço da CTT – Correios de Portugal.
Vai ser apresentado ao Governo uma lista de 8 indicadores da qualidade de serviço; é um terço dos actuais 24.
Quase todos os novos indicadores (7) estão relacionados com atrasos nas entregas, sobrando um para o tempo de espera nos postos da CTT.
Antes desta novidade, a ANACOM aprovou dois pedidos da CTT, que solicitou um “desconto” nos indicadores de qualidade de serviço em dias condicionados pela meteorologia.
O portal ECO indica que essas duas autorizações estão relacionadas com o estado do tempo nos Açores e na Madeira.
O caso mais antigo decorreu entre 8 e 10 de Maio. Houve problemas, houve atrasos, mas em Setembro a CTT pediu que os registos de qualidade de serviço tivessem direito a um “desconto” porque tinha havido “ventos fortes” nas ilhas, nesses três dias. Pedido autorizado.
Mais recentemente, um pedido semelhante por causa dos “ventos muito fortes” que afectaram Açores e Madeira – e que cancelaram voos – nos dias 5 e 6 de Junho. O pedido também foi aceite pela autoridade das comunicações.
Na prática, a CTT pede à ANACOM que esses dias sejam excluídos da avaliação ao serviço dos correios.
A CTT tem estado longe de cumprir os requisitos na qualidade do serviço, ano após ano. Alega que os indicadores de qualidade previstos pela ANACOM são “impossíveis de cumprir”.
Para os CTT dos ianques tudo serve de desculpa para entregarem as cartas com um mês de atraso.