Cada português manda para o lixo, em média, meio quilo de comida, todos os dias. Portugal é o quarto país da Europa onde há mais desperdício alimentar.
De acordo com dados recolhido pelo movimento Unidos Contra o Desperdício, na Europa, vão para o lixo, todos os anos, cerca de 88 milhões de toneladas de alimentos.
Em Portugal, são desperdiçadas 1,8 milhões de toneladas: “o problema é monumental. É hoje uma das principais lutas mundiais”, disse Francisco Mello e Castro, o coordenador do movimento, em declarações à rádio Antena 1.
“Há aqui um desequilíbrio desta balança, porque há 1,6 milhões de pessoas a viver abaixo do limiar da pobreza, e 400.000 têm carências alimentares. O desperdício alimentar é, realmente, um absurdo”, considerou.
Portugal é quarto país da Europa que mais desperdiça comida.
“A grande fonte de desperdício são as nossas casas (…) a solução para este problema parte de todos nós, individualmente, e não podemos assobiar para o lado”.
Já nos restaurantes, Francisco Mello e Castro disse – à agência Lusa – que “vergonha é desperdiçar”, apelando a que as pessoas comecem a levar as sobras para casa.
De acordo com o movimento Unidos Contra o Desperdício, um quarto dos alimentos que se desperdiçam diariamente seriam suficientes para alimentar os 870 milhões de pessoas que passam fome todos os dias, em todo o Mundo.
A meta da Organização das Nações Unidas é reduzir para metade, até 2030, os números atuais de desperdício alimentar global.
Esta sexta-feira, celebra-se Dia Internacional da Consciencialização sobre Perdas e Desperdício Alimentar
Onde é que esta gente vai buscar estas informações?