Putin vs. Lenin: a comparação subestimada entre o contexto actual e a invasão da Polónia pelo Exército Vermelho – que acabou mal para os russos.
A Rússia invadiu a Ucrânia, numa guerra que se prolonga desde o dia 24 de Fevereiro de 2022.
O Governo russo alega que a Ucrânia é comandada por um regime nazi e que precisa de defender a Rússia de um país, alega, que é uma “marionete” da NATO e, sobretudo, dos Estados Unidos da América.
A decisão anunciada por Vladimir Putin pode ser comparada a uma decisão de Vladimir… Ulianov. Mais conhecido como Lenin.
A decisão de Lenin é a invasão da Polónia em 1920. É uma comparação que tem sido subestimada, avisa o portal The Conversation.
O então Exército Vermelho invadiu a Polónia no Verão de 1920, numa região que ainda sentia os efeitos da muito recente I Guerra Mundial. O plano era conquistar Varsóvia e instalar um governo soviético na Polónia.
Lenin e os seus aliados consideravam que o Reino Unido e a França estavam a comandar a Polónia. O capitalismo ocidental queria chegar à Rússia (então República Socialista Federativa Soviética da Rússia) e reverter a revolução que tinha começado em 1917.
Os bolcheviques diziam que os outros dois países da Tríplice Entente (Reino Unido e França) estavam a incentivar a Polónia a iniciar uma guerra com a futura URSS. A Polónia era uma “marionete” dos capitalistas do Reino Unido e da França.
Lenin acreditava nisto e apresentava esta ideia publicamente. Chegou a dizer a Leon Trotsky que britânicos e franceses estavam a aplicar uma “hipnose extraordinariamente forte” sobre os países que tinham fronteira com o território soviético.
Foi sobretudo isto que originou a “decisão desastrosa” de invadir a Polónia.
Estaline não queria mas Lenin avançou. Apesar da fragilidade do exército soviético, da força polaca, do risco que representava esta decisão militar, Lenin acreditava que uma revolução dos operários iria avançar na Polónia.
E, como recebeu a indicação – dos bolcheviques polacos – que os trabalhadores polacos iriam ajudar o Exército Vermelho, a operação militar começou.
A guerra não durou muito. A Polónia venceu os vizinhos em duas semanas, em Agosto de 1920, perto de Varsóvia. Foi na Batalha de Varsóvia, ou no “Milagre no Vístula”, decisiva na guerra entre polacos e soviéticos.
Uma humilhação para os russos/soviéticos, há mais de 100 anos. Que começou numa “conspiração complexa anti-soviética”.