Foi encontrada uma bactéria perigosa no “queijo de ovelha curado Serpa DOP”, da marca Almocreva. A ASAE alertou que lote em causa já foi todo colocado no mercado e muitos queijos poderão estar na posse dos consumidores, e exigiu a “retirada imediata do produto”.
A Autoridade de Segurança Alimentar Económica (ASAE) informou, esta terça-feira, que foi detetada uma bactéria perigosa, num queijo de ovelha curado, à venda no mercado.
Trata-se do “Queijo de ovelha curado Serpa DOP”, da marca Almocreva.
Em comunicado, a ASAE alertou para os riscos de saúde no consumo deste queijo de ovelha curado, que pode estar na posse de muitos consumidores.
“A bactéria Listeria monocytogenes é responsável nas pessoas pela doença infeciosa denominada de listeriose“, pode ler-se.
“A listeriose invasiva nos seres humanos é rara – cerca de dois mil casos por ano na UE -, sendo a causa mais grave de doença de origem alimentar, contando com uma elevada taxa de hospitalização e uma elevada taxa de mortalidade – 16 a 30% -, em países desenvolvidos”, explicou a entidade.
De acordo com a ASAE, algumas análises já feitas ao produto verificaram que o lote analisado continha a bactéria Listeria monocytogenes, – especialmente perigosa para idosos, imunodeprimidos, crianças e grávidas.
A entidade refere ainda que o lote em questão já foi todo colocado no mercado e muitos queijos poderão, inclusivamente, estar na posse de consumidores.
Por isso, exigiu a “retirada imediata” do queijo do mercado.
“A ASAE já procedeu à notificação dos operadores económicos responsáveis pelo referido produto, para retirada imediata do produto do mercado do lote referenciado e potencialmente prejudiciais para a saúde”, acrescentou.
O género alimentício em causa é o seguinte:
- Denominação: Queijo de ovelha curado Serpa DOP
- Marca: Almocreva
- Lote: 21/23
- Data de durabilidade mínima: 15/10/2023
Por precaução, a ASAE recomenda também a devolução dos restantes lotes de queijos semelhantes da mesma marca, nos locais onde tenham sido adquiridos.
Aonde estão agora os “fofinhos” que dizem que a ASAE só serve para atrapalhar os negócios e criar complicações?
Que dizer então , das variedades de queijo não protegidos por qualquer condicionamento , vendidos en todos os Estabelecimentos Comerciais , e que são generosamente apalpados e passam de mão en mão sem qualquer medida de hygiène ? ………..Outros produtos , podem ser lavados e desinfetados antes do consumo en casa , o que não é o caso dos lacticínios processados .