O modo escuro pode dificultar a leitura, tornar-nos menos produtivos e causa mais tensão ocular em ambientes com pouca luz.
O modo escuro é uma das definições mais utilizadas e reivindicadas nas aplicações, tanto nos computadores como nos telemóveis. Muitos utilizadores acreditam que é benéfico e menos cansativo para os olhos do que toda a claridade do modo de dia, mas a realidade não é bem assim.
Na verdade, o modo escuro não é uma coisa nova. Alguns dos primeiros computadores domésticos usavam monitores CRT monocromáticos, que mostravam um texto esverdeado num ecrã preto.
Muitas das primeiras máquinas de processamento de texto também permitiam a digitação de texto branco num fundo preto. Tudo isso mudou nos anos 80, quando empresas como a Xerox e a agora extinta CPT Corporation fabricaram máquinas de processamento de texto com um ecrã branco com texto preto. Isso foi feito para reproduzir a aparência da tinta no papel.
Algumas décadas depois, o modo escuro está de volta. Um dos argumentos mais usados pelos seus defensores é que reduz a exposição à luz azul. A luz azul é um espectro de luz visível de alta energia com o menor comprimento de onda que pode suprimir a secreção de melatonina e dificultar o nosso sono.
As empresas costumam fazer afirmações abrangentes sobre como o modo escuro melhora a visibilidade, reduz o cansaço visual e facilita o uso de um dispositivo com pouca luz. Mas este nem sempre é o caso.
Usar o modo escuro pode, por exemplo, dificultar a leitura. Se estiver a tentar ler texto claro sobre um fundo escuro, pode achar mais difícil do que texto escuro sobre um fundo claro devido a um fenómeno chamado “polaridade positiva”.
Isto acontece porque quando está a olhar para um ecrã escuro, a pupila dilata de modo a deixar entrar mais luz. Ter as pupilas maiores resulta numa visão mais difusa, fazendo com que o texto pareça mais difícil de ler, explica o Leak. Há até estudos que mostram que os trabalhadores são mais produtivos com um fundo branco e texto escuro.
O modo escuro também pode causar mais tensão ocular em situações de pouca luz, devido à visualização de baixo contraste, o que força os nossos olhos a trabalhar mais para reconhecer detalhes finos do texto ou da interface.
Outro mito é de que o modo escuro ajuda a poupar bateria. Isto só acontece quando os ecrãs usam a tecnologia OLED, onde os pixéis pretos estão de facto completamente desligados. Se o seu ecrã utiliza tecnologia LCD, o modo escuro não fará diferença porque a luz de fundo do seu ecrã está sempre ligada, mesmo que mostre pixéis pretos.
Boa dica!