Numa “pequena experiência”, o YouTube está a ameaçar bloquear os utilizadores se continuarem a usar bloqueadores de anúncios enquanto assistem a um vídeo.
O experiência da plataforma de vídeos do Google pretende incentivar os utilizadores a desativar os seus bloqueadores de anúncios — ou a subscreverem o serviço pago, YouTube Premium, que não mostra publicidade.
Segundo a Bleeping Computer, utilizadores do YouTube estão a publicar nas redes sociais capturas de ecrã que mostram um alerta numa pop-up de que o seu player será bloqueado após a visualização de três vídeos.
A mensagem avisa que se o utilizador não desativar o bloqueador de anúncios, ou não adicionar o YouTube à “lista branca” do ad blocker, a plataforma irá bloquear a capacidade de reproduzir vídeos.
“Os anúncios permitem que o YouTube continue gratuito para milhares de milhões de utilizadores em todo o mundo”, acrescenta o aviso.
Para deixar de visualizar anúncios, a empresa aconselha os utilizadores a subscrever o YouTube Premium — para que “os criadores de conteúdo ainda possam ser remunerados”.
Até agora, o YouTube mostrava apenas aos utilizadores de bloqueadores de anúncios uma pop-up a recordar que estão a infringir os termos de serviço — tendo entretanto acrescentado ao aviso um temporizador, para assegurar que os utilizadores tinham tempo de o ler.
Uma fonte do YouTube confirmou à Bleeping Computer que os novos alertas fazem “parte de uma pequena experiência, a nível global, para incentivar os utilizadores de ad blockers a desativá-los — ou subscrever o serviço premium”.
Em casos extremos, acrescentou o porta-voz da plataforma, os utilizadores que persistirem em usar bloqueadores de anúncios poderão ser “temporariamente impedidos de ver vídeos”.
Presentemente, a experiência abrange um pequeno número de utilizadores, detalhou o porta-voz do YouTube, sem especificar quantos e em que regiões se encontram.
Esta experiência decorre depois de numa outra “pequena experiência”, em maio, o YouTube ter testado bloquear diretamente o acesso ao player de vídeos dos utilizadores que a eles acedessem com um ad blocker ativo.
A plataforma de vídeos, ainda líder de mercado no segmento, viu as suas receitas publicitárias diminuírem nos últimos três trimestres, pelo que é de supor que se a “experiência” se mostrar eficaz, a abordagem seja alargada a todos os utilizadores.
Segundo a Variety, os serviços premium do YouTube e YouMusic ultrapassaram recentemente os 80 milhões de subscritores — um aumento de 30 milhões no espaço de um ano.