A Autoeuropa está a preparar a saída de Portugal que deve acontecer dentro de “três ou quatro anos”. Quem o diz é o gestor e professor universitário Luís Todo Bom que critica o Governo por não parecer “preocupado” com isso.
“A Autoeuropa está em phasing out. Acho que mais três ou quatro anos sai. E não vejo nenhuma preocupação em relação a isso”, considera Luís Todo Bom em
entrevista à Jornal Económico TV.
“Os sinais estão todos lá”, segundo o professor universitário que lembra que a Volkswagen, dona da Autoeuropa, decidiu que só vai produzir carros eléctricos a partir de 2030, e nenhum modelo está previsto para a fábrica em Portugal.
Além disso, Todo Bom reforça que a Volkswagen também está a construir uma fábrica de baterias em Espanha.
Assim, está certo de que a saída da empresa se aproxima. “Devia haver uma estratégia para segurar a Autoeuropa cá”, realça também.
O professor universitário recorda que “temos a maior mina de lítio da Europa” e que “a Galp já fez um consórcio para fazer a refinação do lítio”. “Porque é que não somos capazes de ter toda a fileira do lítio em Portugal, desde a mina, a refinação e as baterias, e a partir daí, atrair a Autoeuropa e outras empresas para cá”, questiona Todo Bom.
O gestor também destaca que “a saída da Autoeuropa é grave em termos do cluster da indústria das componentes automóveis”, notando que “uma coisa é ter aqui uma fábrica, com quem se dialoga em termos de inovação”, e outra, “completamente diferente”, é ter essa fábrica em Espanha.
“O Governo devia estar preocupado com isso, e em atrair investimento estrangeiro industrial de qualidade”, conclui, assim, Todo Bom, defendendo que Portugal devia estar “na linha da frente” para a que diz ser a necessária “reindustrialização da Europa”.
Este desgoverno só está preocupado em arrendar as casas dos outros, em criar subsídio-dependentes para garantir os votos, proibir a venda de tabaco e afins, e arranjar forma de poder encher os bolsos com dinheiros públicos sem ser apanhado.
Enfim, assim vai o xuxalismo neste país, de um povo com vistas curtas e manso.
Que raio de visão tão curta. Então e o gangue laranja das maiores golpadas cujos cabecilhas se pavoneiam impunes nas TVs como se fossem virgens imaculadas?
Não vale a pena contar muito mais com a Alemanha. Portugal deveria desde já procurar atrair uma fábrica chinesa de automóveis.
Sim, porque realmente os nossos salários são competitivos face aos que se pagam aos chineses que operam nestas industrias… LOL!
em muitos setores os valores pedidos na china já são superiores aos de Portugal, sei bem do que falo porque trabalho com eles e muitos mas mesmos muitos Produtos já compro na Alemanha , França, Tunisia Etc por que são mais baratos que na China
E juízo?! Eu trabalho muito com Shandong, onde me desloco e permaneço com muita frequência e posso dizer-te que estás a tangar.
O erro original foi a Autoeuropa ter feito uma fábrica na região de Lisboa.
Tivesse-a construído na zona Norte do país e hoje esta questão não se colocaria, tal como não se coloca o fecho das fábricas da Stellantis, Renault, Bosch, Continental, Faurecia, etc. que existem na zona Norte.
A malta do sul não tem direito a emprego? Desde 1995 que a AutoEuropa é uma fabrica de excelência da marca Volkswagen e isso tudo deve se ao empenho e profissionalismo da malta de Lisboa, Vale do Tejo Margem sul e arredores… Hipocrisia dizer que se tivesse no norte é que era bom… Nunca nenhuma fabfica Portuguesa fez tantos carros como a Autoeuropa fez e faz… 5 meses desde o inicio do ano presente trabalho e ja produziu mais de 100 mil unidades. Sabe o que isso representa em termos de lucros para a marca? Acredite que não está mal localizada.
A malta do sul tem direito a tudo, por tudo se passa em lisboa, e o resto do país não passa de uma periferia da grande capital.
Só mesmo alguém sem noção é que se queixa de não diversificar a distribuição pelo país porque, coitadinhos dos lisboetas, o que fariam sem mais uma fábrica.
Essa questão só é colocada por pessoas que não sabem do que estão a faltar… A Autoeuropa está a produzir o carro mais vendido na Europa á vários meses, o volume produção só não aumenta devido á falta de resposta por parte dos fornecedores.
Passados 30 anos de existência essa conversa de ser uma fábrica satélite e que está para fechar é mesmo de um desconhecimento total.
Num país tão pequeno como o nosso é apenas triste e ridículo a rivalidade entre o norte e o sul, está visto que não aprenderam nada com o passado.
Completamente de acordo com este comentário sobre a falta de estratégia portuguesa relativamente à muito provável saída da AUTOEUROPA de Portugal, a que se junta o não aproveitamento do PRR para impulsionar a necessária reindustrialização da economia nacional. Partilho também que a ligação por alta velocidade a Madrid e à Europa que devia estar hoje em funcionamento em especial para passageiros; e que é muito menos importante a alta velocidade para as mercadorias.
O que tu queres dizer é que no norte o pessoal é mais manso…..
Viu-se nos estaleiros de Viana do Castelo…
O que é que aconteceu mesmo ao Estaleiros de Viana do Castelo?!
Mais uma entrevista encomendada, enganadora, que sem a devida verdade, seria grave, muito grave, no entanto a AE vais produzir carros a combustão até 2035,sendo que em 2026 já vai começar a produzir um modelo híbrido, atenção a estas notícias, que só tem um propósito distabilizar os trabalhadores, a AE já recebe muitos incentivos, vai continuar a receber, mais que podemos imaginar.
Já quando fechou GM na Azambuja o nosso governo poderia ter evitado, tem de se incentivar e criar condições para investimento em Portugal..
Não!…
A preocupação deste governo é só tirar aos que ainda têm trabalho e aos que inda têm alguma coisinha, nunca cativaram qualquer investimento, para que fossemos um país prósperos só cativaram imigração de 3a linha ou ainda de 4a linha sem qualquer formação e qualquer mais valia para o nosso país, só para sugarem àquilo que produzimos, já Chegam 7 anos e ainda mais os que ainda faltam.
Se não temos indústria devemos ao cavaquismo que entregou tudo em troca de autoestradas onde se paga balurdios e ninguém passa. Estes discursos de extrema direita para desestabilizar e desgastar sem terem soluções porque querem é poleiro, estão á demasiado tempo sem a cadeira do poder e o Cavaco começa a ficar nervoso. Numa fábrica onde ganham acima de outros e têm regalias que outros não têm mas estão sempre a fazer greves e a arranjar complicações. Será por isso que se poderá sair e não por culpa do governo.
Enfim…se a palermice pagasse impostos o Estado português enriqueceria às suas custas. Sabe quem é que trouxe a Autoeuropa para Portugal?! Sabe quem era o primeiro ministro?! Sabe que governo é que teve um ministério da indústria?!?! Com uma das pessoas mais competentes que qualquer industrial português defenderá?! Fale do que sabe e não diga disparates.
A senhora não sabe o que diz…
Sempre a fazer greve e se ganha muito…o salário médio de um jovem que entra na AE é de…800€, já trabalhou em turnos em que em 9 dias só descansa um?
E o subsídio de turno que faz aumentar o ordenado.
Já trabalhou um mês em que tem apenas dois fins de semana?
É outro subsídio que faz aumentar o ordenado.
E nesse bolo todo se considerarmos os descontos ISR E SS…o bolo fica nos 1000€ a 1100€ com estás nuances a Senhora não sabe o que diz.
Quanto às greves…tem mesmo de se informar, sabe quantas foram feitas em 30 anos de fábrica?
Os Rosas têm feito muito, nestes 27 anos de governos PS pós-Cavaco. Uma característica das esquerdas, é que façam o que fizerem, e haja as consequências que houver, a culpa é sempre dos outros. Primeiro era o Salazar, depois o Cavaco, depois o Passos. Ainda não se lembraram do Afonso Henriques. Ou do Liberalismo.
A GM, a Shell, a Mobil, a Esso, a Opel, foram todos embora por causa da direita, claro.
A Lisnave, a Sorefame, a Covina, o grupo multinacional da CUF, foi tudo a Direita. A Metalúrgica Nacional, idem.
O facto de que o PS governou mais de metade do tempo desde 1974, é apenas um detalhe de somenos importância. E o facto de Portugal ter passado das 10 primeiras economias europeias em 1973/4, para as últimas 6 em 2023, também não tem nada a ver com a governação que temos tido maioritariamente.
É que os bons samaritanos da esquerda acreditam que os resultados das políticas económicas e sociais aparecem ao fim de alguns dias de implementação. Ingenuidade.
Subscrevo a 100% meu caro.
Sra. Não sabe o que diz, a ignorância molda a mente e o discurso, de nada sabe sobre a indústria automóvel, mas pode sempre se inteirar sobre o assunto, segundo informações no midia a Autoeuropa está a recrutar colaboradores.
Fala da direita ,no entanto de veria saber que é o BE e PCP
que têm tido o poder decisório e reinvicativo da AutoEuropa ao longo dos anos.
Também saberá que esta empresa representa direta e indiretamente 5% do PIB.
Trabalho há 28 anos na VW AE, e estrategicamente esta é uma empresa importante para o grupo, uma das que tem tido mais rendimentos, apesar das crises. Se este Sr. fosse mesmo um bom analista, poderia ter visto a entrevista do diretor Thomas Gunter, que disse” enquanto os clientes quiserem e comprarem carros a combustão, nós vamos produzir carros a combustão.”
Se este Sr. fizesse realmente investigação, só um pouquinho, para não vomitar alarmismos, saberia de caras que a AE tem um volume de negócios tão importante e estratégico fundamental para a marca, eu dou uma ajuda, investigue o Sr. quantas fábricas do grupo, VW, Skoda, Porsche, Lamborghini, Audi,…quantas delas têm PRENSAS…sabe o que são PRENSAS…uma nave de prensas tem 6 Prensas gigantescas de 20, 30, 50 e muitas toneladas as mais pequenas e moldam milhares de peças para todas os modelos do grupo…
Não diga disparates e fale de algo mais dentro do seu tema…a pobreza da política e como legislar influenciando no obscuro a Justiça…ou porque anda o Sócrates à solta…
De facto quem não sabe e não tem a mínima noção da VW, da produção e do crescimento da fábrica, devia estar calado em vez de emitir uma opinião alarmista, e o pior é que não tem o mínimo de fundamento!
Vamos a ter mais responsabilidade nos comentários ok?
Muito bem!
Uma fábrica com mais de 5 mil operadores diretos e indiretos merecia uma opinião de alguém mais dentro do assunto e também mais conhecedor da realidade do grupo VW.
É pena ouvirmos estes alarmistas, essa análise pode ser feita para empresas familiares com 100 pessoas ou 300, em que mudam constantemente de países à procura da exploração e de ordenados ainda mais baixos que em Portugal, só revela o pouco ou nenhum conhecimento interno da AE, e dos investimentos que se estão a fazer neste preciso momento.
Primeiro investigue, não há nenhum relacionamento com o lítio e as empresas de baterias em Espanha, ou qualquer outro país, pois as marcas de automóveis estão numa fase de estudo, o elétrico não é a única solução, por exemplo a Toyota está avançando no hidrogénio, a Nissan a Renault e a Mercedes fizeram um projeto híbrido em que a Mercedes melhorou significativamente os seus motores e os alterou para retirar rendimentos da caixa de velocidades, existem muitas alternativas, sendo que a combustão ainda é uma solução, mas muito se anda a desenvolver na forte e gigantesca indústria automóvel.
Se pensam e acham que o petróleo é a causa de todo o mal no ambiente, então o que dizer da exploração do lítio?
Nas localidades onde querem fazer a extração desse minério a repercussões para o ambiente são alarmantes, mas enfim, falar…falar e escrever eu também posso, mas é necessário haver responsabilidade.
100% correcto Mário Águas.
Sou trabalhador da fábrica Autoeuropa ja alguns anos , moro na zona sul e em primeiro lugar a fábrica nao está situada em região de Lisboa , mas sim regiao de Palmela ( Setúbal) onde emprega imensa gente do sul e centro do país , acho que o erro aqui nao é onde esta situada mas sim a falta de conhecimento que tu tens em relação a Autoeuropa, e so para deixar aqui uma pequena msg , para quem ainda acredita no pai natal , VW Autoeuropa ainda tem muito para dar e vai acontecer durante muitos anos ca em Portugal!
Os arautos da desgraça do costume de quando em vez aparecem a dar palpites que é disso que se trata.
Desde que a Autoeuropa se instalou em Portugal de quando em vez lá aparecem estas”visões” encomendadas com o intuito do governo abrir o cordão à bolsa e injectar mais uns milhões, foi assim é assim e vai continuar a ser assim, o que é triste é alguma dita comunicação social que não passam de agências de comunicação dar palco a esta gente, é que quem paga os benefícios fiscais ou a injecção de milhões é o Povo Português que trabalha e ganha uma miséria.
O que é preciso é fabricarem carros baratos para os Portugueses e amigos do ambiente …. se for em Palmela, tanto melhor,o resto é conversa!
E para produzir esses carros baratos, vai querer salários elevados ou pode ser tudo corrido a salário mínimo?!
O “A.g.Jorge @Hotmail.com” deve ser daqueles que quer tudo barato mas depois exige salários altos. Sol na eira e chuva no nabal não é possível.
velhos decretos
Auto Europa é um símbolo da qualidade de excelência de mão de obra portuguesa barata comparado com os salários do grupo a que pertence
Assim como a Renault de cacia deixaram de ter só peso industrial e agora querem ter peso político
Vai fechar e vai mudar de nome
E ainda não fecharam porque estão junto a zonas portuárias importantes mas os políticos portugueses representam mal o nosso país ..que tristeza ver estas notícias ..como se mendigos fossemos.. o povo português é muito bom ..não digo o resto
Deixem fechar. Este país é para afundar. Nem vale a pena pensar nisto… Este país é um esgoto… Por culpa da esquerda e da direita, e tudo pelo meio….
*Deixar arder”
Não dá para perder tempo
Quanta ignorância…
A sua? Acredito, mas não se menospreze assim tanto. A seguir à tempestade, vem sempre um raio de sol
Sim, abelha…
Afinal quem são os malandros e os trabalhadores, não somos todos portugueses ou já mudamos de nacionalidade.
Todos sabemos que o sul com seu PCP, tudo uma cambada de malandros que no 25 de Abril roubou e ficou com bens incluindo o partido.
Não chamem aos outros o que são seus incompetentes.