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A queda de um império com 77 anos. Tupperware perto da falência

tupperware.pt

A Tupperware, marca de embalagens de cozinha conhecida em todo o mundo, está em risco de falir numa altura em que as acções da empresa caíram a pique.

A marca que foi fundada em 1946, arrisca-se, assim, a desaparecer, caso não encontre financiamento extra.

Nesta altura, há “dúvidas substanciais sobre a capacidade da empresa de continuar a operar”, de acordo com documentos revelados pela imprensa norte-americana.

A Tupperware contratou consultores financeiros com o intuito de tentar encontrar financiadores que ajudem a marca a manter-se em actividade.

Entretanto, as acções da empresa continuam a cair na Bolsa de Valores de Nova York desde que esta alertou para a possibilidade de as retirar do mercado. Um alerta que se deveu à falta de apresentação do relatório anual de contas da Tupperware relativo a 2022.

As acções da Tupperware caíram 98% nos últimos 12 meses, segundo dados citados pela CNN.

“A empresa está a fazer tudo o que está ao seu alcance para mitigar os impactos dos eventos recentes” e está “a tomar medidas imediatas para procurar financiamento adicional e resolver a situação financeira“, refere o CEO da Tupperware, Miguel Fernandez, em comunicado à imprensa.

Nesta altura, analisa-se a possibilidade de despedir pessoal e revê-se o portefólio de imóveis da empresa, para ver se se consegue dinheiro suplementar.

Como se explica a queda do império Tupperware?

A marca que soma 77 anos de vida tem apresentado uma queda sucessiva nos lucros nos últimos anos, revelando dificuldades para manter a sua relevância perante a concorrência e para aumentar as vendas.

O seu modelo de negócio, assente nas “festas de Tupperware”, com vendedores autónomos, parece esgotado. E a estratégia de atrair clientes mais jovens, com novos produtos e mais modernos, não tem surtido tanto sucesso como desejado.

“A empresa costumava ser um viveiro de inovação com aparelhos de cozinha para resolver problemas, mas perdeu a sua vantagem“, considera o analista de retalho e director administrativo na GlobalData Retail, Neil Saunders, em declarações à CNN.

A piorar tudo, a Tupperware enfrenta um processo judicial movido por investidores da própria empresa por não ter revelado que havia “problemas graves com os controlos internos” e por ter incluído declarações incorrectas nos relatórios de contas a partir de 2020.

Estes investidores acusam a empresa de ter prestado informações “materialmente falsas e enganosas”, ou carecendo de “uma base razoável”.

Susana Valente, ZAP //

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