Hospital belga premiado por guia de restaurantes

Gault & Millau

O centro hospitalar universitário AZ Groeninge, em Kortrijk, na Bélgica, foi reconhecido pelo conceituado guia de restaurantes Gault & Millau.

O termo “comida de hospital” acarreta uma conotação negativa. É vista como comida insípida e de má qualidade, no geral. Há um hospital belga que, no entanto, quer mudar a forma como as pessoas veem a chamada a comida dos hospitais — pelo menos, da sua parte.

O AZ Groeninge, um centro hospitalar universitário na cidade de Kortrijk, tem uma oferta alimentar tão boa que até foi reconhecido pelo Gault & Millau, um guia de restaurantes francês. É o primeiro caso do Benelux — Bélgica, Países Baixos e Luxemburgo —, destaca o guia no seu site.

O selo de qualidade para refeições de pacientes foi atribuído após um processo de auditoria que envolveu uma série de análises e testes à comida. Os especialistas experimentaram refeições em hospitais e centros de acolhimento para terem um termo de comparação.

“Além dos cuidados médicos, consideramos que a qualidade das nossas refeições é crucial no processo de cura dos nossos pacientes. É por isso que o AZ Groeninge aposta nisso há muitos anos. Estamos particularmente satisfeitos com o reconhecimento de qualidade por um instituto como Gault & Millau”, disse Tino Gabriel, diretor de Finanças e Administração do hospital.

O hospital universitário belga fez sérias mudanças, principalmente nos pratos de peixe, nos molhos e na forma de cozedura das batatas. Segundo o guia francês, a comida do hospital é de “alto padrão” e parece que “foi cozinhada em casa”.

“As pessoas não querem coisas necessariamente muito complexas. Temos de as tornar saudáveis e saborosas. O segredo passa por cozinhar para elas como cozinharíamos para nós mesmos”, explicou Marc Declerck, diretor dos prémios, à Reuters.

Nos últimos anos, a Gault & Millau tem-se assumido como uma alternativa mais justa à Michelin. O guia não atribui estrelas, recorrendo a uma tabela de 20 pontos para avaliar os restaurantes. Os seus defensores argumentam que, desta forma, cobre de modo mais abrangente a realidade de cada restaurante.

Daniel Costa, ZAP //

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