A CEO da TAP, Christine Ourmières-Widener, pode ganhar um bónus de 2 milhões de euros em 2025, caso cumpra os objetivos do plano de reestruturação da empresa.
Quando a gestora esteve no Parlamento a prestar a declarações aos deputados, o valor desse bónus tinha ficado por esclarecer.
“Tenho um bónus se o plano de reestruturação for plenamente cumprido. Estamos a falar de algo que será, no culminar, em 2025”, disse Ourmières-Widener, no dia 18 de janeiro.
Agora, o Correio da Manhã avança que a presidente executiva da TAP pode receber um bónus de 2 milhões de euros, se cumprir o plano de reestruturação nos cinco anos que dura o contrato. São 400 mil euros por ano, o equivalente a 80% do salário bruto anual da gestora, no valor de 500 mil euros.
O jornal explica que as contas do bónus são feitas anualmente, conforme o cumprimento dos objetivos definidos também eles anualmente. No limite, caso a CEO da TAP consiga cumprir as metas apenas de um ano, mesmo assim terá direito a parte do bónus.
Por sua vez, caso Christine Ourmières-Widener cumpra os objetivos todos os anos, o prémio poderá mesmo superar os 2 milhões de euros.
A presidente executiva da TAP nunca sairá a perder, explica o Correio da Manhã. Se os objetivos do plano de reestruturação não forem cumpridos, Ourmières-Widener fica exatamente com o mesmo vencimento.
Após conhecidos os contornos do bónus da gestora da empresa, os pilotos da TAP mostraram-se chocados. O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) considera que o bónus é injusto para os trabalhadores.
“O plano de reestruturação, segundo consta, é para deixar os trabalhadores com menos 25% do que aquilo que tínhamos anteriormente. Não é justo ter um bónus para cumprir um plano de reestruturação. Plano esse que ninguém conhece”, disse à TSF o presidente do sindicato, Tiago Faria Lopes.
“Não é pelos bons resultados. É se chegar ao fim do plano de reestruturação com sucesso. Plano esse que ninguém conhece, portanto, deixa-nos preocupados, porque se torna difícil negociar os novos acordos de empresa e com os salários que são devidos aos trabalhadores, que já fizeram o esforço desnecessário para ajudar a companhia e a indústria no global”, acrescentou.
A companhia aérea terminou os primeiros nove meses de 2022 com um prejuízo de 91 milhões, mas conseguiu um lucro de 111 milhões entre julho e setembro, devendo conseguir um resultado positivo para o conjunto do exercício com a melhoria das contas no último trimestre, escreve o ECO.
Ainda não percebi qual o problema. Se ela puser a TAP a ter lucros de 100 milhões anuais qual o problema de ganhar 500 mil de prémio, Pior é termos inúmeros políticos e boy’s a ganharem ordenados chorudos e só darem prejuízo ao estado/ contribuintes.
Agora o sindicato dos pilotos estão chocados com o prémio da gerente da TAP . Também muitos dos Portugueses estão chocados com o que os funcionários da TAP ganham e com as regalias que têm a conta dos nossos impostos, porque se não metessem lá o nosso dinheiro nem aviões tinham quanto mais ordenado. Tenham todos respeito por quem paga impostos, especialmente os politicos que gastam e distribuem o que não é deles. O tribunal de contas que faça a sua função.
Alguém sabe qual é o “plano”? Levar a TAP à insolvência? ? Só pode, porque a gerir assim … a comprar 60 carros top para os “pobres” dos “gestores”, a dar prémios a quem mal gere mal, e sabe Deus mais o quê, o que vai acontecer, o que segundo a comunicação diz, é o que aconteceu às outras empresas, por onde esta senhora passou.
e se não atingir os objetivos e der mais uma Falcatrua com um defice de Milhões? Será que vai pagar do Bolso dela?
este tiago do sindicato é um pandego. queria conjhecer os planos da gestão. é facil saia do sindicato e candidate-se ao emprego. Cada macaco no seu galho . Este deve ser formado em avionetas
O Mexia também não chegou a receber prémios de 3 milhões pelo desempenho de uma empresa que funcionava em monopólio?
Lucros ou perdas são relativos, qualquer contabilista sabe. Uma mera reavaliação de bens pode alterar tudo.
Penso que ela deve preparar a TAP para a venda a um comprador privado que sabe que os Portugueses irão continuar a pagar qualquer quantia para manter este objeto de prestigio no ar.
Assim o bónus e a venda são garantidos e apenas o incógnito é a data da sua re-entrada na esfera pública.
Tudo pago com os meus impostos, claro.