O ministro das Infraestruturas, João Galamba, deixou os pilotos da TAP “estupefactos e incrédulos” depois de ter abandonado, “de forma inaudita”, uma reunião com o Sindicato do sector.
O presidente do Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC), Tiago Faria Lopes, critica o ministro das Infraestruturas, referindo que João Galamba saiu da reunião com a estrutura, realizada nesta sexta-feira, de forma “inaudita”.
“O motivo desta reunião era apresentarmo-nos e discutir algumas preocupações que temos em relação ao grupo TAP. O ministro João Galamba não nos deu tempo“, lamenta este responsável em declarações à agência Lusa.
Tiago Faria Lopes aponta outros reparos a Galamba, lamentando, nomeadamente, que “desculpa os erros de gestão com os supostos lucros da TAP Air Portugal em 2022″.
Além disso, o governante “culpabiliza os maus resultados da TAP” com “a massa salarial dos trabalhadores, nomeadamente dos pilotos”, acrescenta em tom crítico.
“Recordamos que esses lucros muito advêm dos cortes salariais” e “do aumento dos preços”, salienta, garantindo que “o grupo IAG aumentou a massa salarial para 21,5%, a Lufthansa para 24% e o grupo KLM Air France para 31%, sendo que a TAP diminuiu de 21% para 14,3% escudando-se na União Europeia”.
“O que a União Europeia fez foi pedir à TAP para reduzir custos, mas isso não significa salários apenas”, refere ainda.
“Ministro não está preparado para o dossier TAP”
“E o ministro que abandona uma reunião de apresentação de uma forma inaudita, penso que não está preparado para o ‘dossier’ que é a TAP Air Portugal. E se nós estávamos muito preocupados, neste momento estamos muitíssimo preocupados”.
Tiago Faria Lopes diz que o ministro “desvalorizou” as preocupações do sindicato, garantindo que era “competência da gestão”.
“Espero que tenha sido só um momento infeliz“, aponta, garantindo que o sindicato tem abertura “para negociar e falar”.
“Estaremos sempre aqui para falar com o ministro”, garante, defendendo que “não foi bonita a maneira como terminou a reunião”.
“Ficamos estupefactos e incrédulos”, remata o presidente do SPAC.
Quantos às negociações com a TAP, Tiago Faria Lopes mostra-se um pouco mais optimista, dizendo que acredita ser possível ultrapassar “problemas internos operacionais”.
A Lusa contactou o Ministério das Infraestruturas e encontra-se à espera de resposta.
ZAP // Lusa
Este rapazola Galambas, foi sempre um doidanas. Como é que metem um patego destes a tratar de um dossier tão problemático como o da TAP? Aquele brinco na orelha , coisa nunca vista num governante, já diz um pouco do paranoico que é este indivíduo.
Se o assinante é quem penso, o melhor é estar calado! Quanto ao tal de Galamba, ou é um daqueles espertalhões sem inteligência propriamente dita. Calem-se ambos! Quanto ao 1..º ministro, se quiser fazer alguma coisa pelo país, demita-se e dê oportunidade ao personagem que diz ser presidente da República que faça novas eleoções a fim de se ver o que é que o «bom povo» quer destas gente!
Tudo o que se disser deste mamífero malcriado, arrogante e execrável é pouco comparado com o que ele realmente é!
Alguém votou neles e lhes deu uma maioria absoluta, por isso… AGUEMTEM-SE! !
J.Dias Ainda bem que alguem votou neles,fartos de gatunos estávamos nós todos,e que alguem veio mudar o caminho que isto estava a levar,temos um caso falagrante,porque é que os Professores não fizeram greve quando foram roubados pelo Coelhone, este o governo que já lhe repôs a progressão na carreira querem tudo o que o País não tem, e os outros Portugueses são filhos p@ta? tenham juizo,até querem reformas anteçipadas, ao que nós chegamos, dizem que sem o ensino não há futuro, estou um pouco de acordo, mas os Professores sem comida na mesa cultivada pelos agricultores, transportada pelos camionistas, os hospitais sem médicos, etc.etc. eles e outros morreriam á fome,não se julguem mais importantes do que os outros, eu nem vou comentar o meu caso,mas um individo da minha terra que começou a trabalhar numa fábrica antes da esposa que era Professora, ela reformou-se antes dele 9-anos com 2.640€, ele reformou-se com 850€, isto é só um exemplo do que graça neste País.
Quem chama a isto ministro chama ao sapateiro padre.
Não se entende como chega a ministro um paranoico , mas enfim, neste governo de sopeiras tudo é possível…
Estás a ver-te ao espelho.
Admitem estas atitudes completamente infantis?
Eu não gosto desta criatura mas aqui até esteve bem.
Há que pôr esta gente no lugar.