/

Português é “idioma para o futuro” no Reino Unido

5

Pedro Ribeiro Simões / Flickr

foto: Pedro Ribeiro Simões / Flickr

foto: Pedro Ribeiro Simões / Flickr

O Português foi considerado um dos 10 idiomas estrangeiros mais importantes nos próximos 20 anos no Reino Unido, segundo um estudo do instituto British Council, divulgou hoje o Instituto Camões.

“Pela primeira vez, a língua portuguesa integra esta espécie de pequena lista das línguas consideradas ‘vitais’ num horizonte temporal de 20 anos, partilhando esse estatuto com o Espanhol, Árabe, Francês, Mandarim, Alemão, Italiano, Russo, Turco e Japonês“, sublinhou o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua num comunicado.

No relatório “Languages for the Future” (Línguas para o Futuro), que analisa as prioridades linguísticas do Reino Unido, é referido que a seleção de idiomas baseia-se “em factores económicos, geopolíticos, culturais e educacionais, incluindo as necessidades das empresas do Reino Unido no que respeita aos seus negócios com o exterior, as prioridades diplomáticas e de segurança e a relevância na Internet“, indicou a mesma nota informativa.

Os autores do estudo britânico destacaram, segundo o instituto Camões, a utilização do português como língua de trabalho da União Europeia (UE) e em outros organismos internacionais, como a Organização dos Estados Ibero-americanos, União Africana, Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral e a União das Nações sul-americanas, mas também o facto de a língua portuguesa ser o quinto idioma mais utilizado na Internet.

“Outros estudos recentes têm vindo a indicar que a projeção da língua portuguesa se deve principalmente ao número de falantes de língua materna, ao número de países de língua oficial portuguesa, à presença e crescimento na Internet, à cultura, sobretudo ao nível da tradução de originais e, desde há alguns anos, à ciência, devido a um forte crescimento da produção de artigos em revistas científicas“, acrescentou o instituto Camões.

Constituindo a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), os oito países de língua oficial portuguesa – Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, S. Tomé e Príncipe e Timor-Leste – ocupam uma superfície de cerca de 10,8 milhões de quilómetros quadrados e, no seu conjunto, têm aproximadamente 250 milhões de habitantes.

MA/Lusa

5 Comments

  1. Era bom que a LINGUA PORTUGUESA fosse a LINGUA MUNDIAL ja que o ESPRANTO não ficou como tal, mas a bom da verdade, nossa Lingua é LINDA e falada á LEI da LETRA , tal como se PRONUNCIA assim TAL se ESCREVE,poia cada PAÌS com a sua LINGUA , DIALETO, acho muito bem e uma UNICA INTERNACIONAL,eu sei PRONUNCIAR , em qualquer dialeto, os meus-minhas professores-as diziam que eu tinha e tenho boa pronuncia, para falar qualquer lingua, maas sempre diziqm que a PORTUGUESA, é a mais LINDA,a mais direta ecetc, mas enfim, as entidades , é que sabe, REZO para que sim que seja a NOSSA a ficar INTERNACIONAL.
    VIVA PORTUGAL

  2. Se um dia o português for mesmo uma língua internacional, a mais importante talvez, não será o de Portugal, isso com certeza, e sim o do Brasil. Até na Disney, que tem os mapas dos parques em vários idiomas, àquele que está em português, tem estampado a bandeira do Brasil, e está escrito em português brasileiro. Não há como comparar a relevância mundial de Portugal, que é mínima, com o gigante Brasil!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.