A ex-secretária de Estado do Turismo Rita Marques vai trabalhar para uma empresa que beneficiou há menos de um ano.
A ex-secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços Rita Marques classificou o regresso ao sector privado como “legítimo”, apesar de passar a gerir uma empresa à qual concedeu um benefício há menos de um ano.
O jornal Observador noticiou este sábado que, apesar de a lei prever um período de nojo de três anos, Rita Marques, que deixou o Governo há pouco mais de um mês, vai agora administrar a The Fladgate Partnership, que detém a WOW, uma empresa à qual, enquanto secretária de Estado, concedeu o estatuto definitivo de utilidade turística.
O Expresso, na sua edição online, avançou que, à SIC Notícias, a ex-governante afirmou igualmente estar “absolutamente segura das decisões tomadas enquanto secretária de Estado” e também “das que toma na esfera privada desde que deixou o Governo”. No entanto, acrescenta o Expresso, não fez qualquer referência ao facto de ir gerir uma empresa à qual concedeu aquele estatuto há menos de um ano.
De acordo com a lei, “os titulares de cargos políticos de natureza executiva não podem exercer, pelo período de três anos contado a partir da data da cessação do respetivo mandato, funções em empresas privadas (…) relativamente às quais se tenha verificado uma intervenção direta do titular de cargo político”.
Rita Marques vai ser administradora do grupo The Fladgate Partnership, com responsabilidades na divisão de hotéis e do turismo.
Na nota divulgada pela empresa, indica-se que, “depois de terminar funções como secretária de Estado do Turismo no período de 2019-2022, Rita Marques assume agora funções como administradora da The Fladgate Partnership, com a responsabilidade sobre a divisão dos Hotéis e do Turismo, ficando à frente da gestão de importantes unidades como o WOW, o quarteirão cultural de Gaia”.
A ex-governante assume, “a partir do dia 16 de Janeiro, funções como membro do Conselho de Administração da The Fladgate Partnership com a responsabilidade sobre a divisão dos Hotéis e do Turismo”, disse a empresa, detalhando que “a cargo de Rita Marques vai ficar a direcção do WOW, o quarteirão cultural de Gaia, as caves da Taylor’s e da Fonseca, o hotel The Yeatman, o Vintage House no Douro, o Hotel da Estrela e o Palacete Chafariz d’El Rei em Lisboa, ainda o Museu do Vitral, o Ferry no rio Douro e os 20 restaurantes do grupo”.
Além disso, “a juntar a esta carteira, estará também o novo hotel de luxo, que nascerá em Vila Nova de Gaia no final de 2024, e as lojas na baixa portuense”.
“Estou muito entusiasmada por me juntar à grande equipa da The Fladgate Partnership. O vinho do Porto é o mais antigo embaixador de Portugal. Estou certa de que construiremos excelentes oportunidades para continuarmos a valorizar o vinho do Porto, promovendo a redescoberta da cidade do Porto e da região do Douro, enquanto destinos vínicos e culturais de excelência”, declarou Rita Marques, citada na mesma nota.
ZAP // Lusa
Afinal a famosa Lei 52 , serve para quê ? ……… Esta Sra. apos Dois Anos e cinco meses é demitida por o Ministro da Economia, por razões concretas que desconhecemos claro !…. mas não perde un minuto para reintegrar uma Empresa de Turismo na qual trabalhava e que beneficiou en tanto que Secretaria de Estado ! . A partir de aqui estamos conversados sobre o valor das Leis neste País !
E não é obrigada a cumprir o periodo de nojo de 3 anos porquê? Está acima da lei?
Ainda diz o mentiroso do primeiro Ministo que tud
Ainda diz o primeiro que o regime Salazar era uma ditadura façista, então e agora que nome lhe iremos dar possivelmente máfia, ou abuso de direitos liberdades e garantias, derrespeito pala Constituição e bagunçada governamental, falta de respeito pela população etc. Pobre País onde haverias de cair para ser enterrado.
como se isto fosse notícia… quantos e quantos casos desde o início da ‘democracia’ que é assim? Lembram-se da Lusoponte e de muitas construtoras, por exemplo?
Mais uma do PS , aqui se Prova que com Maioria o Costa demonstra a sua verdadeira Personalidade, isto é só tentar arranjar Tachinhos para os Amigos , não vá perder as proximas eleições..