O Partido Comunista Chinês enfrenta a maior ameaça ao seu poder desde os protestos que levaram ao infame massacre de Tiananmen.
Cerca de mil pessoas protestaram este domingo, junto à zona das embaixadas em Pequim, contra as restritivas medidas de prevenção contra a covid-19 vigentes na China, enquanto alguns manifestantes criticaram diretamente a governação do Partido Comunista Chinês.
“Não queremos mais confinamentos, queremos ser livres”, gritaram os manifestantes, condenando ainda a realização quase diária de testes PCR em massa, no âmbito da estratégia de ‘zero casos’ de covid-19 imposta pelo Governo chinês.
A maioria dos manifestantes era constituída por jovens, que exibiam folhas de papel em branco, numa crítica implícita à censura exercida pelo regime chinês, que apaga das redes sociais comentários críticos e vídeos e fotografias suscetíveis de denegrir a sua imagem.
As palavras de ordem foram sobretudo dirigidas à estratégia chinesa de ‘zero casos’ de covid-19, que inclui o confinamento de bairros e cidades inteiras, por vezes ao longo de meses, e a realização constante de testes PCR em massa.
No entanto, testemunhou-se também críticas diretas ao Partido Comunista (PCC), partido único do poder na China, desde a fundação da República Popular, em 1949.
Sob a presidência do atual líder chinês, Xi Jinping, o PCC assumiu, nos últimos anos, um controlo quase absoluto sobre a sociedade, ensino ou produções artísticas da China. Xi obteve, no mês passado, um terceiro mandato, cimentando o seu estatuto como um dos líderes mais fortes na História moderna da China.
“A China é um país e não um partido”, lançou uma manifestante. “A China pertence ao seu povo, e não a eles”, atirou outro, erguido em cima de um muro, com o punho no ar, arrancando aplausos dos manifestantes.
China 🇨🇳
Protests are erupting across China as people have had enough of the draconian zero Covid lockdowns. This is what eventually happens when people power mobilises against oppressive governments that take away freedoms and human dignity. pic.twitter.com/NsZgZTxEYT
— James Melville (@JamesMelville) November 27, 2022
Angry protests continue in China. This in Beijing. pic.twitter.com/atxhagSyzl
— Frida Ghitis (@FridaGhitis) November 27, 2022
Os manifestantes começaram pelas crítica à política, mas rapidamente os protestos alargaram ao regime comunista chinês. “Xi Jinping fora!”, gritam os manifestantes.
Nenhuma manifestação chegou perto da dimensão dos protestos anti-confinamento desde o infame massacre de Tiananmen em 1989, diz Dominic Waghorn, da Sky News.
Os protestos que levaram ao massacre foram liderados por estudantes entre os dias 15 de abril e 4 de junho de 1989, sendo que este último dia assistiu ao ápice da repressão violenta do Estado.
Os manifestantes acreditavam que o governo do Partido Comunista era demasiado repressivo e corrupto e que as reformas económicas na China tinham sido lentas e que a inflação e o desemprego estavam a dificultar as suas vidas.
ZAP // Lusa
Massacre de Tiananmen
-
28 Novembro, 2022 “Xi Jinping fora!”. Partido enfrenta a maior ameaça desde o massacre de Tiananmen
-
9 Setembro, 2021 Polícia de Hong Kong detém organizadores da vigília de Tiananmen
Eu ainda me lembro de Tianamen e do senhor à frente do tanque.
Consequências para a China? Zero.
No último congresso, o Sr. Xi Jiping viu reforçado o seu poder.
Se agora ele decidir carregar em cima do Povo Chinês, como vai reagir o Ocidente?
Reagirá da mesma forma que reagiu com Zelensky e com a Ucrânia que desde 2014 massacra o Povo do Donbass e de Lugansk?
Eu espero que a calma e o bom-senso imperem na China, caso contrário vamos ter mais uma vez o Ocidente com dois pesos e duas medidas.
No Caso da CHINA a NATO, EUA e EUROPA metem o Rabinho entre as Pernas e nem Piam com Medo .Pois começam logo a pensar que pode despoletar a 3º Guerra, como o Sr. diz, vai ser dois pesos e duas medidas porque a Europa e os EUA dependem financeiramente do Dinheiro que devem á CHINA
Uma coisa é uma coisa… e outra coisa é outra coisa. Comparar a China com a Rússia… é baralhar as coisas 😉
Elas (elites)sabem tão bem o que fazem e porque o fazem !!!!!