“Saída de Francisco Conceição é um crime de lesa-FC Porto” (e nem o pai é poupado)

5

A possível transferência de Francisco Conceição do FC Porto para o Ajax por apenas cinco milhões de euros, o valor da sua cláusula de rescisão, está a revoltar muitos adeptos portistas. E há quem fale num “crime de lesa FC Porto”.

A direcção de Pinto da Costa volta a estar em xeque no âmbito de mais um negócio no mercado de transferências.

Desta vez, está em causa o extremo Francisco Conceição, de 19 anos, que deverá rumar ao Ajax num negócio de cinco milhões de euros.

O jogador, filho do treinador Sérgio Conceição, estava a negociar a renovação de contrato, o que resultaria numa cláusula de rescisão substancialmente superior e numa melhoria de ordenado – Francisco Conceição será um dos mais mal pagos do plantel.

Mas, na imprensa desportiva, garante-se que o extremo está a caminho do Ajax, deixando nos cofres do Dragão apenas cinco milhões de euros.

“Péssima gestão do FC Porto”

A confirmarem-se estes valores, será uma saída “inacreditável” e “lamentável”, considera o candidato à presidência do FC Porto em 2020 Nuno Lobo, em declarações ao Record.

“É mais uma das nossas pérolas que vai embora”, lamenta Nuno Lobo. “Virou moda no FC Porto a saída dos nossos jogadores da formação pelo valor da cláusula. Não se precaveram, 5 milhões de euros por um jogador como Francisco? É inacreditável, um desastre, a ser verdade”, considera ainda o ex-candidato.

Nuno Lobo fala ainda de outros clubes que têm cláusulas de rescisão bem superiores e lamenta que, actualmente, “qualquer clube vem buscar um jogador ao FC Porto”. “Como é possível o FC Porto não se precaver? Só em cima é que começamos a renovar, depois não conseguimos e saem a custo zero. Péssima gestão do FC Porto”, lamenta.

Também outro ex-candidato à presidência do FC Porto, José Fernando Rio, se queixa do que define como “um péssimo negocio para o FC Porto” e “mais um golpe no coração dos adeptos”, igualmente em declarações ao Record.

“Neste momento, não estão acautelados os interesses desportivos e financeiros do FC Porto. O jogador podia render mais à equipa e então daqui a um ano ou dois ser vendido por valores semelhantes aos de Fábio Vieira ou Vitinha, que até podiam ter saído por mais. Cinco milhões é ridículo!“, constata ainda Rio, falando de uma “gestão danosa”.

Já o empresário Manuel Serrão, conhecido adepto e comentador do FC Porto, entende que “estas vendas são inevitáveis”. “Se a cláusula foi batida e se o jogador acha que está em condições de fazer uma experiência lá fora, boa sorte”, nota.

“Clima tóxico em redor da família Conceição”

Menos compreensivo é o autor do blogue Dragão Até à Morte que diz que uma saída de Francisco Conceição por cinco milhões de euros “é um crime de lesa FC Porto”.

Trata-se de “um jovem com grande talento, potencial, tecnicamente evoluído, tem raça, vai para cima sem medo, estava no plantel principal e jogava por mérito próprio e não por ser filho do treinador“, aponta este adepto portista, considerando que o Dragão era “o clube ideal para evoluir, crescer, ganhar experiência e daqui a algum tempo, como aconteceu com outros jovens da formação do FC Porto, sair por valores na casa das dezenas de milhões de euros”.

“O argumento de querer sair para crescer longe das polémicas e de um clima tóxico, é conversa, tanga, apenas um pretexto“, aponta ainda, referindo-se à notícia do Record.

Este desportivo sustenta que o “clima tóxico em redor da família Conceição” fez com que Francisco aceitasse a proposta do Ajax. A decisão terá sido tomada pelo jovem, “até porque tanto Pinto da Costa como Sérgio Conceição desejavam a sua continuidade”, sustenta o mesmo jornal.

“Francisco nunca olhou ao dinheiro e optou seguir numa liga onde será visto como profissional de futebol e não como o filho do treinador“, realça também o Record, reportando que “o internacional sub-21 português ficou a chorar copiosamente após aquele que foi o seu último treino no Olival”.

Adepto pede explicações a Pinto da Costa e ao treinador

Contudo, estes argumentos não convencem o autor do blogue Dragão Até à Morte que entende que a “culpa” é “de quem dirige” o FC Porto, “incapaz de resolver o problema em tempo útil”, “porque fica a nítida sensação de que não houve em relação a Francisco Conceição o mesmo empenho na renovação que houve com Diogo Costa e Fábio Vieira, por exemplo”.

Mas este portista também deixa críticas ao próprio jogador, realçando que “não se pode apregoar portismo ontem e sair do FC Porto desta forma hoje”.

O mesmo adepto apela ainda a Pinto da Costa para que explique o processo. “É preciso aprofundar, falar verdade, não brincar com a inteligência dos portistas, divagando sobre tudo e não dizendo nada”, aponta.

“É verdade que foi o amigo Luciano D’Onofrio que tratou da ida de Francisco Conceição para o Ajax? Porque razão não renovou em tempo útil Francisco Conceição? E Sérgio Conceição, vai dizer que não tem nada ver com o assunto? Tem e não pode refugiar-se na teoria que Francisco Conceição é um jogador como outro qualquer”, acrescenta o autor do blogue.

Este portista atira mesmo que “como Sérgio Conceição tem sido absolutamente fundamental para que o FC Porto se mantenha com a cabeça fora de água”, o treinador anda “a jogar com isso”, com a “administração completamente refém” dele.

Nesta mesma linha, também o líder da claque Super Dragões, Fernando Madureira, aponta o dedo a Sérgio Conceição. “Se o FC Porto anda há quase um ano a querer renovar com o filho do treinador, a culpa é de quem?“, questiona numa publicação no Instagram.

Entretanto, a chegada de Francisco Conceição ao Ajax é uma boa notícia para o Manchester United que pretende contratar Antony ao clube holandês.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

5 Comments

  1. Uma verdadeira imbecilidade meter o Sérgio num assunto que lhe não diz respeito uma vez que o que se trata aqui é de um profissional de maior idade e com cabeça pensante!!! Não conseguem distinguir os laços familiares de uma equipa profissional, numa relação entre jogador e treinador. Ademais o Chico pôs-se ao fresco por causa da CS e da “padralhada” porque sabem que “outra” maneira de atingir o Sérgio é zurzirem – CS – e não lhe marcarem falta alguma nem que seja “atropelado” – padralhada. Como tal entendo bem a saída! Daqui a uns meses já será uma jovem promessa que já é certeza e não será um fingidor, mergulhador, enganador. Um alívio para a Mãe e para o Pai! Como eu o entendo. Em portugal – sim com letra pequena – a genialidade nunca veste de azul e branco!

  2. A panaceia do portismo de Sérgio Conceição ficou mais a nu. Alguém tem dúvidas que foi ele quem aconselhou o filho a não assinar uma renovação de contrato e o consequente aumento substancial da cláusula de rescisão? Ele sabe muito bem que as potências futebolísticas europeias têm muito dinheiro para investir no futebol e uma cláusula de rescisão baixa, era meio caminho andado para o filho se pisgar do FCPorto. Segundo dados divulgados, o filho vai ganhar 56 vezes mais do que ganhava no Porto. Esse é que o portismo, de bater no peiro, do Sérgio Conceição.

  3. Pinto da Costa está a demonstrar que já não tem astúcia nem vivacidade para gerir o Porto. Últimamente quantos jogadores gozaran o clube, não aceitando renovar contrato e saindo a custo zero. Isto é completa gestão danosa. Ainda há pouco mais de quinze dias saiu o defesa central, nestas condições ruinosas. Por isso é que o clube não sai desta situaçãon penosa dos últimos anos. Quem põe mão nisto, enquanto é tempo?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.