Uma equipa de investigadores da Universidade de Coimbra (UC) desenvolveu um “guia inteligente para orientar pessoas cegas” no interior de edifícios públicos.
O guia, criado em colaboração com a Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO), pretende “aumentar a autonomia das pessoas cegas nas atividades do seu quotidiano”, sublinha uma nota da UC divulgada esta sexta-feira.
Trata-se, na prática, de uma aplicação para smartphones desenhada para ajudar, de forma rápida, intuitiva e segura, o utilizador a encontrar serviços e produtos desejados no interior de edifícios públicos.
A partir do telemóvel, o novo sistema – “SmartGuia: Shopping Assistant for Blind People” – utiliza as tecnologias Bluetooth e Wi-Fi para “orientar o cego até ao seu objetivo, respondendo a perguntas e facultando informação clara sobre lugares, produtos e serviços que se encontram no edifício”, explica José Cecílio, coordenador do projeto.
“O guia é acionado pelo utilizador e, a partir daí, atualiza constantemente a informação”, designadamente estabelecendo percursos, indicando distâncias, identificando pontos de interesse ou descrevendo o ambiente envolvente (referindo, por exemplo, a que distância há elevador ou escadas), exemplifica José Cecílio.
Uma das características mais distintivas do sistema é o facto de simplificar o trabalho do utilizador em termos de especificação daquilo que ele pretende, podendo “dizer simplesmente palavras que identifiquem o que deseja, tais como comer ou comprar roupa”, salienta o investigador.
“O sistema consegue reconhecer essas palavras-chave, questionando de seguida sobre preferências mais concretas”, como indicar os restaurantes que existem, podendo, depois, o utilizador escolher qual deles deseja.
“Uma vez completo o processo de escolha do destino, o sistema guia o cego oralmente” até ao local pretendido, conclui José Cecílio.
Apesar de ter sido desenvolvido para guiar invisuais, este sistema, premiado recentemente pelo Instituto Fraunhofer Portugal, pretende alargar a utilização a qualquer cidadão.
O objetivo é que, ao entrar num centro comercial, por exemplo, o cliente possa saber quais “as lojas que estão com promoção nesse dia, em que produtos e qual a percentagem de desconto”, sintetiza o investigador da UC, adiantando que vai ser “implementado um projeto-piloto num centro comercial de Coimbra”.
/Lusa