Apesar de muitos responderem com os perigos de uma casa demasiado esterilizada, cientistas argumentam que o não uso de sapatos será sempre benéfico.
É um hábito comum para muitos indivíduos: assim que passam da soleira da porta de casa, os sapatos são descalçados imediatamente.
Alguns fazem-no inconscientemente, tal o enraizamento do processo, outros por preocupação de que a poluição exterior invada o seu ambiente doméstico, prejudicando crianças ou animais, por exemplo.
Esta iria juntar-se ao pó e outro tipo de sujidades que carregamos no cabelo ou na pele, apesar de não nos apercebermos de tal.
De facto, alguns dos microorganismos presentes nos sapatos e no chão são resistentes aos produtos usados nas limpezas, nomeadamente os agentes associados às infeções hospitalares que também são de difícil de tratamento.
A isto acrescenta-se toxinas que podem motivar o doenças oncológicas, nomeadamente as usadas no alcatrão e outros produtos químicos.
Como tal, uma equipa de cientistas focou-se em monitorizar e analisar o nível de exposição a este conjunto de ameaças nocivas e que podem afetar a saúde humana. As observações incluíram, por exemplo, metais potencialmente tóxicos, como o arsénico, o cadmio e o chumbo.
Acontece que estas substâncias não têm qualquer tipo de odor ou cor, pelo que é fácil passarem despercebidas caso estejam no chão da rua ou da sala de estar, por exemplo.
De facto, ciência parece sugerir uma forte ligação entre a presença de chumbo dentro das habitações e dos jardins exteriores. Uma justificação possível é que a sujidade seja soprada desde os jardins ou calcada e, consequentemente levada para dentro de casa – mesmo pelos animais de estimação.
Apesar de estudos recentes apontaram para a ausência de perigo, a equipa de investigadores da Universidade do Indiana pesou os fatores e, num artigo publicado na The Conversation, concluiu que é mesmo melhor deixar os sapatos à porta de casa. Sendo várias as justificações para tal.
Caso não se consiga habituar a andar descalço ou de pantufas, a alternativa será ter um calçado próprio para andar em casa – e que dela nunca devem sair.
Até pode ser…..mas entra tanto, tanto pó pelas janelas….o que não vem nos sapatos, vem no ar…..
Pois de facto muitas poeiras entra pela janela, mas vejo tanta gente a “escarrar” para o chão… muito revela a falta de civismo! Por isso todo o cuidado é pouco! Ainda há muito a aprender… caso não seja no berço… que seja na escola.