A Apple vai passar a representar o homem grávido. É um dos 37 novos emoji que vai lançar, e os republicanos nos Estados Unidos não gostaram nada.
Segundo o Observador, a Apple vai introduzir em breve, estima-se que em março ou em abril, 37 novos emojis, que serão lançados com a atualização iOS 15.4.
Mesmo sem ainda estarem a circular pelas mensagens entre os cibernautas ou nos comentários de publicações das redes sociais, já estão a provocar polémica por ter, por exemplo, um homem grávido e uma pessoa grávida sem revelar o seu género.
Na Emojipedia, a popular biblioteca digital de emojis, explica-se que as novas criações relacionados com a gravidez pretendem representar homens trans ou pessoas não binárias. Contudo, podem ter duplo significado, ao ilustrar uma pessoa com a barriga cheia depois de ter comido muito.
No fim de semana, os republicanos dos Estados Unidos da América insurgiram-se contra o novo boneco.
Sean Spicer, ex-assessor de imprensa de Donald Trump, que tem um programa no canal de notícias conservador Newsmax, começou por o ridicularizar.
In college I satisfied the science requirement by taking geology – now I see what I missed – those biology classes would have helped explain the new pregnant man emoji pic.twitter.com/qXcYq6anA3
— Sean Spicer (@seanspicer) January 30, 2022
“No liceu, satisfiz o requisito de ciência estudando geologia —vejo agora o que perdi — aquelas aulas de biologia ajudar-me-iam a explicar o novo emoji do homem grávido”, escreveu no Twitter.
Já Tucker Carlson, conhecido apresentador e analista político da Fox News utilizou o seu programa para dizer que o emoji era uma forma de “desinformação”.
In the real world, men can very easily get pregnant if they don’t take proper precautions. Watch out, guys. It could happen to you. Apple’s new iPhone update includes a reminder of this: a pregnant man emoji. pic.twitter.com/2oyl8BW1aZ
— Tucker Carlson (@TuckerCarlson) January 29, 2022
“No mundo real, os homens podem facilmente ficar grávidos se não tomarem as devidas precauções. Tenham cuidado, malta. Pode acontecer-te a ti”, escreveu no Twitter, com sarcasmo.
Em nome da inclusão social, na lista dos 37 novos emojis surgem também diversas variações de tons de pele na figura dos apertos de mão — ao todo, este ícone conta com 25 combinações de cores de pele entre as duas mãos.
No conjunto de imagens que estarão disponíveis em breve, vê-se também um trol, uma cara que derrete e uns lábios sensuais. Entre os objetos, poder-se-á enviar aos amigos uma roda, um escorrega, muletas, entre outros.
A Emojipedia reuniu todos os novos emojis, mas a versão final que os utilizadores da Apple terão pode sofrer alterações, pois cada empresa está encarregue de os modificar e os retocar para combinar com o seu próprio estilo.
Among the 838 new characters in #Unicode14 are 37 new #emoji, along with new emoji sequences, that are expected to show up on 📱s, 💻s, and other platforms sometime next year → https://t.co/deSr1g6m8k #絵文字 pic.twitter.com/xuTf8Os02K
— The Unicode Consortium (@unicode) September 7, 2021
Os desenhos foram originalmente selecionados em setembro de 2021 pelo Unicode Consortium, uma organização sem fins lucrativos que supervisiona e aprova os padrões dos emojis para todos os dispositivos.