Egan Bernal, vencedor da Volta à França em 2019, teve um acidente grave com um autocarro e está ligado a um ventilador. O colombiano tem a época em risco.
O ciclista Egan Bernal, da INEOS, está ligado a um ventilador e nos próximos dias receberá tratamento para a contusão pulmonar resultante do acidente grave que sofreu na segunda-feira.
“Nos próximos dias, irá ser tratado o risco de infeção e a contusão pulmonar que sofreu, para que o paciente possa ficar mais estável”, lê-se na nota divulgada pela unidade hospitalar onde está internado.
O colombiano colidiu com um autocarro enquanto treinava com outros colegas de equipa. Bernal sofreu uma fratura vertebral; fraturas no fémur e rótula direitos; trauma torácico; uma perfuração de pulmão; e partiu várias costelas na queda.
“A Clínica Universidade de la Sabana informa que neste momento Egan Bernal encontra-se na Unidade de Cuidados Intensivos. O paciente está a receber assistência ventilatória, hemodinâmica e inotrópica”, detalhou, em comunicado, a clínica situada nos arredores de Bogotá.
O ciclista chocou contra o autocarro quando este parou “bruscamente” para deixar sair um passageiro. Bernal, que circulava no mesmo sentido e na mesma via, não viu a manobra feita pelo veículo, chocando com a traseira.
Após terem sido publicadas fotografias de Bernal deitado no chão, a ser assistido, a INEOS indicou que o corredor estava “estável”.
.@Eganbernal se chocou contra um ônibus enquanto treinava na Colômbia 🇨🇴.
Reportam apenas ferimentos leves. Que susto! pic.twitter.com/D7KlI74gzE
— País do Ciclismo (@DoCiclismo) January 24, 2022
“Os médicos conseguiram fixar a sua perna direita e estabilizar a fratura vertebral em duas cirurgias distintas durante a noite passada. Ele está agora nos cuidados intensivos, onde outras potenciais lesões secundárias estão a ser tratadas, assim como a resposta do seu corpo ao trauma”, informou a formação britânica.
O ciclista de 25 anos, que é um dos principais nomes do pelotão, foi submetido a duas operações durante a madrugada passada.
Desta forma, Bernal não só está fora do início de temporada, como também arrisca perder o seu meio e fim.
Citados pelo El Espectador, os médicos de desporto Jaime Andrés Roa, Édgar Muñoz, Miguel Alexánder Niño e Ómar Páez coincidem no diagnóstico: “A recuperação será lenta e complicada”.
Um pouco por todo o mundo do ciclismo, várias foram as personalidades que enviaram o seu apoio ao colombiano.
“O Tour deseja uma pronta recuperação a Egan Bernal na sequência do acidente que sofreu. Esperamos ver-te rapidamente em cima da bicicleta, Egan!”, pode ler-se nas redes sociais oficiais do Tour de France.
We’re wishing @EganBernal a swift and safe recovery after the news yesterday.
All the best Egan, we hope to see you back on the bike soon.@letour souhaite un prompt rétablissement à @EganBernal suite à son accident d’hier.
Nous espérons te revoir vite sur un vélo Egan ! pic.twitter.com/yKwcFntnwN— Tour de France™ (@LeTour) January 25, 2022
“Vamos Egan, esperamos ver-te em breve na estrada, campeão!”, escreveu, por sua vez, o Giro d’Italia. “Ânimo, campeão!”, lê-se numa publicação divulgada por Tadej Pogacar. Já o espanhol Alejandro Valverde enviou um “abraço forte”.
Remco Evenepoel, Chris Froome, Michal Kwiatkowski, Peter Sagan, Rigoberto Uran, Richard Carapaz e Nairo Quintana também divulgaram mensagens de apoio a Egan Bernal.
ZAP // Lusa